CESOP-Local apresenta o SIGMA - Sustainable and Innovative Governance Model for Authorities

O CESOP-Local desafia os Municípios a implementarem a Boa Prática dos Critérios ESG nas suas organizações.

O Projeto SIGMA - Sustainable and Innovative Governance Model for Authorities

O CESOP-Local quer desafiar os Municípios a implementarem a Boa Prática dos Critérios ESG nas suas organizações e nesse sentido, está a desenvolver o SIGMA, a sua mais recente proposta de investigação em prol do Desenvolvimento Sustentável para o nível Local.

No âmbito do Ciclo de Seminários Inovação & Desenvolvimento Local, a Unidade de Investigação Aplicada CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, apresenta a Sustainable and Innovative Governance Model for Authorities (SIGMA), no dia 29 de fevereiro, entre as 15 horas e as 17 horas.

A adoção de critérios de sustentabilidade fortalece a coesão e alinhamento entre entidades, mas também facilita a deslocação de boas práticas de gestão e clima organizacional. Um alinhamento unificado de critérios Environmental, Social, and Governance permite uma abordagem consistente e coordenada em relação aos desafios da Sustentabilidade. A Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CRSD) publicada pelo Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia veio revolucionar o setor privado. Torna-se objetivo promover uma maior transparência da informação não financeira das empresas, rigor e avaliação das práticas de gestão relacionadas com a sustentabilidade e a boa governação, englobando uma dimensão quantitativa que permita avaliar o esforço realizado. Os atores económicos são desafiados a liderar este exercício.

Os governos locais podem beneficiar da experiência acumulada no setor privado, adaptando e implementando eficazmente as melhores práticas de gestão. Isso não só impulsiona a eficiência e a inovação no setor público, mas também promove uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade em todos os níveis de governo. Considera-se crucial uma colaboração harmoniosa entre os setores públicos e privados para enfrentar os desafios globais e garantir uma abordagem integrada e eficaz em direção a um futuro sustentável.

A adoção de um modelo comum de reporte ESG pode ser fundamental para avaliar e melhorar a sustentabilidade organizacional dos governos locais, estabelecendo conexões evidentes com os objetivos da Agenda 2030, com a mais-valia de poder comunicar de forma simples, clara e transparente à população o trabalho realizado.

O CESOP-Local tem como objetivo de criar um instrumento que reflita um conjunto de métricas ESG adequadas à realidade das autarquias e das características associadas ao serviço público. Se primeiramente destinado as Câmaras Municipais, espera-se que o SIGMA possa ser facilmente utilizado e adaptado por outros governos subnacionais (Freguesias, CIM, CCDR) e empresas municipais.

As métricas serão definidas para garantir coerência e relevância no contexto do setor público, ao mesmo tempo em que mantêm alinhamento claro e direto com os critérios ESG estabelecidos, e indicadores com base nos ODS da Agenda 2030, considerando, ainda, o alinhamento nas estratégias nacionais e europeias. Uma abordagem holística e integrada que poderá, a par do Índice de Sustentabilidade Municipal, servir como guia para a criação do Relatório de Sustentabilidade.

Apresentam o SIGMA o Diretor da Católica-CESOP, Ricardo Ferreira Reis, e Joana Abreu, Coordenadora da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, com transmissão em direto através do canal Youtube da Católica-CESOP.