Back to top
Pombal no caminho certo no cumprimento dos ODS

Pombal no caminho certo no cumprimento dos ODS

O sistema de monitorização do Observatório Local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Município de Pombal, promovido pelo CESOP Local – Territórios sustentáveis – revela que Pombal cumpriu já 63,7% do caminho para os ODS, um valor superior ao verificado por Portugal (62,8%), pela Região Centro (63,3%) e pela Região de Leiria (63,1%), segundo o Índice de Sustentabilidade Municipal de 2023.

De entre os ODS onde Pombal está melhor posicionado encontram-se os Objetivo 4 – Educação de Qualidade (82% do caminho percorrido) e o Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas (76%). Por outro lado, terá de melhorar a atuação no Objetivo 15 – Proteger a Vida Terrestre (64,4%).

De referir que nas Grandes Opções do Plano (GOP) constam alguns projetos que irão permitir acelerar o cumprimento deste ODS, designadamente o Centro de Operações Integradas da Proteção Civil; o Programa de combate à vespa velutina; o apoio às brigadas de voluntários de Proteção Civil; o Centro de Meios Aéreos; o prolongamento do corredor ribeirinho do rio Arunca; a requalificação da zona envolvente da escadaria Mirante Valbom; e a construção do Viveiro Municipal.

Saiba mais aqui

O ISM de Pombal 2023 encontra-se disponível para consulta em ODS Pombal - Portal do Município de Pombal (cm-pombal.pt)