O que nos propomos a fazer

O CESOP-Local, Unidade de Investigação Aplicada do CESOP-Universidade Católica Portuguesa (Católica-CESOP), visa aumentar e diversificar o envolvimento e a corresponsabilização dos cidadãos na vida ativa das suas comunidades, aliando o papel das autarquias enquanto motor de desenvolvimento dos territórios e o CESOP-Local, enquanto laboratório-vivo das dinâmicas societais.

A Rede CESOP-Local é uma parceria entre a Católica-CESOP e Municípios de todo o país para o desenvolvimento sustentável  ao nível local.

O Projecto Territórios Sustentáveis, desenvolvido no quadro desta parceria, apresenta-se como um processo de mediação, partilha e transferência de práticas e conhecimentos para coesão do desenvolvimento sustentável. Permite acrescentar valor às dinâmicas das comunidades, ao disponibilizar informações relevantes de apoio à decisão autárquica.

O CESOP-Local visa aumentar e diversificar o envolvimento e a corresponsabilização dos cidadãos na vida ativa das suas comunidades, aliando o papel das autarqiuas enquanto motor de desenvolvimento dos territórios e o CESOP-Local, enquanto laboratório-vivo das dinâmicas societais.

O método utilizado é tripartido:

1. Identificar, na ótica do cidadão, as necessidades sociais, económicas e ambientais.
  2. Avaliar o cumprimento dos objetivos e respetivas metas propostas na Agenda 2030.
  3. Antecipar tendências com base em informações, ideias e recursos da autarquia, sociedade civil, empresas e cidadãos que permitam formular as melhores estratégias de desenvolvimento local sustentável.

Proposta de valor:

1. Compreender as dinâmicas societais e necessidades do cidadão.
  2. Implementar medidas de transição para a sustentabilidade no terreno.
  3. Melhorar o desempenho das políticas públicas.

Objetivos específicos:

1. Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM): Construção do Índice de Sustentabilidade Municipal, baseado em métricas objetivas do cumprimento das metas que concretizam os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ODS 2030).
  2. Dinâmica de envolvimento das Partes Interessadas (DEP): Medir a relação dinâmica entre a autarquia e as partes interessadas: para informar, auscultar e para poder integrar a sua posição na estratégia e na ação do Município.
  3. Índice de Desempenho Municipal (IDM): Construção de um Índice de Desempenho, com base na  metodologia CAF (Estrutura Comum de Avaliação), cujo processo de investigação é a sua adaptação às características e especificidades das autarquias locais e que decorre em parceria e que decorre em parceria com a Direção Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP)
  4. Plataforma interativa: Desenvolvimento, manutenção e atualização de uma plataforma digital, promotora da interatividade entre investigadores Católica-CESOP, técnicos e eleitos municipais e parceiros institucionais, integrantes da Rede CESOP-Local. Neste âmbito e numa perspetiva de promover a transferência de conhecimento, daremos enfoque à conciliação dos interesses comuns, definindo como "comum", o desenvolvimento local sustentável, tendo como referência central a Agenda 2030 da ONU. A expressão última desta plataforma é permitir, a cada Município, consultar online os seus resultados e caso, assim o entenda, partilhá-los no todo ou em parte, com o público em geral.

Traduzimos as necessidades dos nossos parceiros em pesquisas científicas, rigorosas e robustas, tanto do ponto de vista teórico como metodológico. Definimos, em estreita colaboração com os nossos clientes, a melhor metodologia de pesquisa, adequada para atender às suas necessidades.