30 anos de PER: trajetórias sociais das famílias realojadas

30 anos de PER: Trajetórias sociais de famílias realojadas

Seminário Inovação & Desenvolvimento Local

"Num momento em que o acesso à habitação é um problema evidente na sociedade portuguesa, adquire nova relevância aquele que é reconhecido como o maior programa de promoção de habitação pública em Portugal." O Observatório Autárquico CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, destaca o Programa Especial de Realojamento no IDL - Ciclo de Seminários Inovação & Desenvolvimento Local, através do estudo "30 Anos do Programa Especial de Realojamento: Trajetórias sociais das famílias realojadas" com o Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon School of Business & Economics. O Programa Especial de Realojamento, criado em 1993, teve como objetivo a erradicação de habitações precárias conhecidas como barracas cujas condições indignas exigiam uma resposta determinada, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Uma resposta social que contribuiu para o garante de um direito básico que terá redesenhado a trajetória de muitas famílias.  Uma avaliação de impacto que ajudará os formuladores de políticas sociais a refletir sobre as estratégias que potenciam a transformação social.  A sessão alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1,10,11, 16, 17 da Agenda 2030, contará com a participação da coordenadora do estudo, Rute Xavier.  Rute Xavier é Professora de Consultoria e Estratégia na Católica Lisbon School of Business and Economics. Doutoranda em Gestão e Mestre em Finanças pela CATÓLICA-LISBON. Licenciou-se em Economia na NovaSBE. Foi consultora na Accenture, Consultores de Gestão desde 1996. É Senior Project Manager Executive tendo trabalhado com clientes dos mais diversos setores de atividade. É Diretora Geral de uma empresa na área de Consultoria, Estudos e Formação. Leciona Strategic Management Consulting Project e Project Management na CATÓLICA-LISBON e Consulting Project no The Lisbon MBA. Debate aberto aos presentes com a moderação do Diretor da Católica-CESOP, Ricardo F. Reis.

O IDL - Ciclo de Seminários sobre Inovação & Desenvolvimento Local - pretende ser um espaço de difusão, de partilha de conhecimento e de reflexão sobre as Boas Práticas inovadoras e distintivas dos Parceiros da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o nível Local, em Portugal.

O IDL realiza-se mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, entre as 15 horas e as 17 horas, com transmissão em direto através do canal YouTube da Católica-CESOP.

Acompanhe a sessão aqui

30 Anos de PER: Trajetórias sociais das famílias realojadas