Back to top

Sobre nós

Observatório Autárquico para os Territórios Sustentáveis

CESOP-Local

Em 2017, a Universidade Católica Portuguesa apresentou publicamente o CESOP-Local, unidade de investigação aplicada, que tem como missão a realização de estudos aplicados em territórios administrativos, tendo como referência os 17 Objetivos e as 169 Metas da Agenda 2030  para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada por unanimidade pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas (ONU), em vigor desde 1 de janeiro de 2016.
O projeto Territórios Sustentáveis da unidade de investigação CESOP-Local é uma oportunidade de investigação conjunta, onde técnicos municipais e investigadores da academia trabalham com o objetivo principal de criar instrumentos de medição quantitativa das múltiplas dimensões da atividade dos municípios com enfoque na sustentabilidade dos territórios.
É objetivo último da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis constituir-se como um observatório autárquico para monitorizar o grau de Sustentabilidade do território, a dinâmica de envolvimento das partes interessadas e o grau de desempenho organizacional de cada município.

Missão, Visão, Valores

Mission Missão

A missão do CESOP-Local é realizar estudos aplicados em territórios administrativos, tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas constantes na Agenda 2030, catalogados através do conhecimento, envolvimento e participação dos cidadãos nas medidas de transição para a sustentabilidade implementadas no terreno.

Vision Visão

O CESOP-Local aspira a aprofundar e a desenvolver estudos que permitam aumentar e diversificar a recolha de informação de suporte à decisão estratégica e assim contribuir para a melhoria do desempenho dos Governos Locais.

values Valores

O CESOP-Local baseia a sua investigação e a sua prática nos valores da cidadania, da participação ativa e da responsabilidade partilhada, enquanto suportes para a implementação de medidas de transição para a Sustentabilidade em territórios administrativos.

 

 

CESOP-Local Territórios Sustentáveis