Programa Avançado em Sustentabilidade e Liderança Local

Programa de capacitação para Autarcas, Quadros Superiores e Agentes locais

Concluída a 1ª Edição.

O Programa Avançado em Sustentabilidade & Liderança Local da Universidade Católica Portuguesa, uma iniciativa do CESOP-Local em parceria com o Instituto de Estudos Políticos, visa proporcionar aos Líderes Locais as competências e instrumentos necessários para integrar a Sustentabilidade como princípio orientador na definição de políticas públicas locais com impacto no território e nas organizações.

Apresentação

A capacitação em Sustentabilidade para líderes locais propõe-se ser um elemento de alavancagem de políticas públicas com impacto a nível local.

A “batalha para a Sustentabilidade vai ser ganha ou perdida nas cidades”, porque as políticas públicas têm maior impacto nas populações a partir do nível local. É ao nível local que se consegue potenciar a mobilização das populações para uma realidade que a todas e todos diz respeito.

A Sustentabilidade é um conceito simples, porque exige apenas que se acrescente mais que aquilo que se retira; é complexa de implementar, porque implica a articulação de três dimensões:

• acrescentar mais à sociedade que o que se retira (social),
  • acrescentar mais à economia que o que se retira (económica)
  • acrescentar mais ao Planeta que o que se retira (ambiental).

A liderança local assume assim uma importante dupla função:

• implementar a agenda de desenvolvimento sustentável com impacto na vida presente das comunidades e territórios
  • motivar os cidadãos a exigir e prosseguir essa agenda no futuro.

As 17 dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas definem de forma simplificada os caminhos a seguir para os decisores políticos. Este programa pretende elevar esses caminhos ao patamar mais próximo dos cidadãos que é o do poder local.

Objetivos

Face ao exposto anteriormente, pretende-se apresentar e enquadrar a Sustentabilidade enquanto princípio enformador de políticas públicas e possibilitar um alinhamento de cima a baixo (top-down) das políticas públicas, sendo um importante contributo para o amadurecimento do debate democrático a nível local.

Os principais objetivos do programa são:

• Conhecer aprofundamente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, analisando e enquadrando as suas 169 metas.
  • Entender como os 17 ODS e as 169 metas têm representação e expressão local em Portugal.
  • Entender como os instrumentos de políticas públicas locais devem ser adaptadas e potenciadas para  responder aos ODS e promover o impacto.
  • Potenciar altos desempenhos das equipas dos municípios.
  • Conhecer Boas Práticas de políticas locais em prol da Sustentabilidade
  • Entender como enquadrar essas políticas no patamar intermunicipal, regional e nacional.
  • Definir mecanismos de envolvimento da população e dos outros órgãos e agentes locais.

Coordenação Científica

Ricardo Reis, Diretor CESOP, Professor CLSBE, Investigador CIEP
Margarida Mano, Vice-Reitora UCP
Francisco Proença Garcia, Professor IEP

__ Presidentes de Câmara Municipal e Vereadores

__ Presidentes e Membros de Assembleias Municipais

__ Diretores municipais e quadros superiores de autarquias, de CIMs e de Regiões

__ Administradores e diretores de empresas municipais

__ Agentes locais

Duração: O programa tem uma duração de 5 fins de semana, num total de 36 horas. Decorre em cinco módulos, em horário pós-laboral, às sextas-feiras e sábados, com data de início em 15 de março de 2024 (excecionalmente, a coordenação do curso reserva-se o direito de poder alterar o horário e local das sessões em acordo com os alunos.).

Horário: Sextas-feiras das 16h às 19h30 e Sábados das 10h às 13h30
Sábado do Workshop - das 10h às 15h30 com almoço

O curso será conduzido presencialmente, por um corpo docente de prestigiado reconhecimento, na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Oportunamente, será permitida a solicitação excecional de participação remota, limitada a um máximo de dois módulos.

Propina (única)

O Programa conta com o apoio do PRR, o custo do curso é fixado em 750 euros

Certificado de formação avançada da Universidade Católica Portuguesa.

Programa creditado para efeitos académicos com 6 ECTS (estes ECTS poderão ser creditados num programa de 2º ou 3º ciclos do IEP)

Candidatura

O período de candidatura encontra-se aberto até dia 15 de fevereiro de 2024.

Documentação a apresentar

• Ficha de candidatura preenchida

• Carta de motivação

• Curriculum vitae resumido

• Certificado de Habilitações

• Cópia do Cartão de Cidadão e NIF

• Fotografia

Ficha de candidatura aqui

Para mais informações, contactar: cesop@ucp.pt

Sustentabilidade & Liderança Local

Apresentação do Programa Avançado Sustentabilidade & Liderança Local para Autarcas, Quadros Superiores e Agentes Locais.