Back to top
Lisboa e Cascais lançam Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção

Lisboa e Cascais lançam Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção

Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Matosinhos, Moita, Oeiras, Palmela, Porto, Santarém, Tábua, Valongo, Vila Franca de Xira, foram os municípios representados no 1º encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção. 

A coordenação da Rede é anual, encontrando-se atualmente assegurada pelos municípios de Cascais e Lisboa. 

No passado dia 18 de abril, os Paços do Concelho de Lisboa acolheram o 1.º Encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção. Uma iniciativa que surge de uma parceria entre o Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa e Departamento de Transparência e Qualidade da Câmara Municipal de Cascais. Trata-se de uma rede colaborativa e informal, que visa a partilha de experiências e a produção de conhecimento sobre as matérias da transparência e prevenção da corrupção. 

O Encontro contou com a participação de cerca de 40 dirigentes e técnico/as de diferentes municípios e empresas municipais, ligados às áreas da transparência, conformidade e prevenção da corrupção. Estiveram representados os municípios de Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Matosinhos, Moita, Oeiras, Palmela, Porto, Santarém, Tábua, Valongo e Vila Franca de Xira. 

A adesão manifestada, e a “vontade de trabalhar” foram notas dominantes do encontro, sublinhadas por Cecília Moreira, diretora do Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa. 

As equipas municipais foram desafiadas a responder a duas questões: O que esperamos receber? O que queremos dar? Durante 4 horas, tiveram oportunidade de trocar experiências e debater as expectativas que têm relativamente ao funcionamento da Rede, bem como de apresentar propostas que permitam encontrar respostas. 

A Criação de uma Plataforma de Comunicação comum permitirá continuadamente “encontrar e partilhar respostas comuns para problemas comuns”. 

O Município de Cascais deverá acolher o próximo Encontro agendado para a primeira quinzena de outubro. 

 

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa e Câmara Municipal de Cascais 

Fotografias: Daniela Conceição | CML