Almada Smart City – workshops estratégicos para planear uma cidade inteligente

Contribuir para a definição de um plano estratégico para Almada como cidade inteligente, foi o objetivo dos workshops “Almada Smart City”, que contaram com a participação de stakeholders de relevo para o Município de Almada, nos dias 15 e 17 de novembro, no Parque da Paz.

O plano a ser traçado para um período de três anos, irá integrar os principais objetivos estratégicos, as iniciativas a implementar e as metas a atingir durante o período temporal.

O primeiro dia foi dedicado aos setores da Economia, Governo, Educação e Desporto com a contributo de representantes do CESOP-Local, da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), da Direção Geral do Território (DGT), da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo (DRCNF LVT), Instituto Piaget, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), do Clube de Ginástica de Almada, do Clube Desportivo da Cova da Piedade, do Madan Parque. Já o segundo dia contou com a presença de entidades que operam nos setores das infraestruturas de telecomunicações e mobilidade, entre as quais a Altice, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Fertagus, a Lusoponte, a NOS, a SIBS, a Soltráfego, a Transtejo e a Vodafone.

Estas são entidades que demonstram capacidade para fornecer tecnologia e dados relevantes à cidade, através da sua integração, análise e correlação, de modo a informar a tomada de decisão política, sublinhou Filipe Alexandre Pardal Pacheco, Vereador com os pelouros de Sistemas de Informação, Inovação e Territórios Inteligentes, Manutenção de Equipamentos e Frota, Comunicação, Habitação, Desporto e Juventude, que abriu a sessão.

Os contributos apurados durante estes encontros serão considerados na definição de um plano de ação para os próximos três anos com conclusão prevista para o início de 2024.

A Câmara Municipal de Almada disponibiliza para consulta pública, através do Observatório do Território de Almada (OTA), informação sistematizada, dinâmica, de caráter estratégico, técnico e científico. Integra vários níveis de informação, desde a mais simples até à mais técnica, possibilitando a consulta do sistema de indicadores, do Relatório do Estado do Ordenamento do Território interativo (REOTi), do GeoPortal Municipal, das intervenções no Território de Almada, e da Rede do Conhecimento, que, em interação dinâmica promovem o conhecimento, a transparência e uma participação ativa dos munícipes e cidadãos.

A OTA é uma plataforma digital dirigida ao munícipe, ao cidadão, à administração pública, instituições de ensino e de investigação, e as empresas privadas. Facilita a compreensão do Território e assegura a avaliação do desempenho do Município ao nível das políticas públicas e que promove o desenvolvimento Sustentável.