CESOP-Católica Sondagens realiza o 1º Grande Estudo sobre o Impacto da COVID-19 na Sociedade Portuguesa

A Vida em tempo de quarentena.

CESOP-Católica Sondagens realizou 1º Grande Estudo COVID-19 e os Portugueses – A vida em tempo de quarentena

Este Estudo “COVID-19 e os Portugueses – A vida em tempo de quarentena” foi realizado para a RTP e Jornal PÚBLICO, com o apoio da Católica Lisbon School of Business and Economics.

O inquérito, que teve como principal objetivo conhecer um pouco melhor a vida dos portugueses nestes tempos de quarentena devido à Pandemia da COVID-19, decorreu entre os dias 6 e 9 de abril de 2020 e debruçou-se sobre as seguintes temáticas:

• Trabalho e Rendimento
  • Escola – Aprendizagem à Distância
  • O vírus – Risco percebido e comportamento
  • Abastecimento de produtos essenciais
  • Relações dentro do agregado
  • Os que estão sozinhos
  • A Saúde

O universo alvo é composto por indivíduos com 18 ou mais anos residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir de uma lista de números de telemóvel e telefone fixo, também ela gerada de forma aleatória.

Foram obtidos 1700 inquéritos válidos, sendo 57% dos inquiridos mulheres, 34% da região Norte, 20% do Centro, 33% da Área Metropolitana de Lisboa, 7% do Alentejo, 3% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população residente por sexo, escalões etários, grau de escolaridade e região com base nas estimativas do INE. A taxa de resposta foi de 49%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1700 inquiridos é de 2,4%, com um nível de confiança de 95%.

Estas são algumas das conclusões do 1º Grande Estudo “COVID-19 e os Portugueses – A vida em tempo de quarentena”:

Jornal PÚBLICO, 11 de Abril de 2020, 20:04, A vida em tempo de quarentena por Natália Faria (Infografia de José Alves  e Francisco Lopes)

RTP, 12 de Abril de 2020, 20:45