CESOP-Católica Sondagens realiza a segunda parte do Estudo sobre o Impacto da COVID-19 na Sociedade Portuguesa

A saída do Confinamento

CESOP-Católica Sondagens realizou a segunda parte Estudo COVID-19 e os Portugueses - A vida em tempo de quarentena

A edição de maio, "A saída do Confinamento", referente à segunda parte do Estudo "COVID-19 e os Portugueses - A vida em tempo de quarentena", foi realizado para a RTP e Fundação Francisco Manuel dos Santos com o apoio da Católica Lisbon School of Business and Economics.

O inquérito, que teve como principal objetivo conhecer um pouco melhor a vida dos portugueses em tempo de saída gradual da vida em quarentena devido à Pandemia da COVID-19, decorreu entre os dias 6 e 11 de maio de 2020 e debruçou-se sobre as seguintes temáticas:

•  Trabalho e Rendimento
  •  O vírus – Percepção do risco e comportamento
  •  Receios para o futuro
  •  Relações dentro do agregado
  •  Bem-estar físico e mental
  •  Férias

O universo alvo é composto por indivíduos com 18 ou mais anos residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir de uma lista de números de telemóvel e telefone fixo, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efectuadas por telefone (CATI)

Foram obtidos 898 inquéritos válidos, sendo 54% dos inquiridos mulheres, 34% da região Norte, 18% do Centro, 34% da Área Metropolitana de Lisboa, 6% do Alentejo, 2% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população residente por sexo, escalões etários, grau de escolaridade e região com base nas estimativas do INE. A taxa de resposta foi de 51%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 898 inquiridos é de 3,3%, com um nível de confiança de 95%.

As conclusões do Estudo “COVID-19 e os Portugueses – A saída do Confinamento" foram divulgadas no dia 13 de maio, na RTP1 e analisadas no programa Fronteiras XXI - episódio 3, da quarta temporada, "Viver com o Vírus" na RTP3 para ver e ouvir aqui

O programa Fronteiras XXI, com moderação de Ana Lourenço, é uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e RTP.