Back to top
CESOP-Local World Urban Forum com a UN-Habitat

CESOP-Local participa no World Urban Forum com a UN-Habitat

De 26 a 29 de junho, em Katowice

A UN-Habitat realiza o 11º World Urban Forum entre os dias 26 e 30 de junho de 2022 na cidade de Katowice, na Polónia, sob o tema ‘Transformando as nossas cidades para um futuro urbano melhor’ e a convite da Agência das Nações Unidas, o CESOP-Local irá participar no painel Implementing the harmonized Global Urban Monitoring Framework (UMF) and its Shanghai Adaptation (The Shanghai Adapted Index/SAI) for monitoring SDGs/NUA and supporting VLRs and the SDG Cities Programme, no dia 29 de junho, pelas 14h30.

A sessão terá lugar no palco ONE UN e poderá ser acompanhada através da Aplicação do evento ou na UN Web TV

A maior conferência global sobre urbanização sustentável irá reunir representantes de governos nacionais, regionais e locais, académicos, empresários e líderes comunitários para discutir o futuro das cidades. Esperam-se cerca de 20 000 participantes oriundos de 170 países. É imprescindível planear e criar oportunidades para que as cidades se tornem sustentáveis, inclusivas, prósperas e preparadas para enfrentar futuras pandemias e situações críticas. O futuro das cidades é plural, e devemos considerar essas diferenças e adaptarmos os modelos urbanos em conformidade. A experiência da pandemia e suas consequências, bem como os desafios da mudança climática, terão influência direta no alinhamento do evento. 

O prazo para registar a participação no World Urban Forum (tanto online como presencial) termina no dia 25 de junho. 

O Fórum Urbano Mundial foi criado em 2001 pelas Nações Unidas para a analisar uma das questões mais prementes que o mundo enfrenta atualmente: a rápida urbanização e os seus impactos nas comunidades, nomeadamente políticos, económicos e ambientais. Trata-se de um fórum técnico não legislativo que a UN-Habitat convoca a cada dois anos numa cidade diferente. Pela primeira vez a conferência irá realizar-se num país da Europa Oriental com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Política Regional da Polónia e da cidade de Katowice, tendo a última edição decorrida em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) em fevereiro de 2020.

Como ponto focal das Nações Unidas para a urbanização sustentável e assentamentos humanos, a ONU-Habitat foi designada como agência de custódia para 9 dos 15 indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da Agenda 2030, e apoia a monitorização e comunicação de 4 indicadores de outros objetivos. A Agência lidera a evolução metodológica de guias e ferramentas para os indicadores e metas dos ODS relacionados com a urbanização, bem como trabalha com outras agências das Nações Unidas e partes interessadas, para reforçar a capacidade dos países e cidades na localização e monitorização dos indicadores.

O CESOP-Local que localiza e monitoriza os ODS ao nível Local em Portugal, desde 2017, irá partilhar a experiência com a implementação do Índice de Sustentabilidade Municipal nos Municípios Portugueses e a sua correlação com o Global Urban Monitoring Framework. O Global Urban Monitoring Framework (UMF), desenvolvido em resposta ao pedido da Comissão Estatística das Nações Unidas, em 2019, e aprovada pela 53ª Sessão da Comissão de Estatística da ONU no passado dia 1 de março  tem por missão harmonizar os indicadores existentes para todas as cidades ao nível internacional, oferecendo uma estrutura universal para medir o desempenho das cidades em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana. 

O UMF foi apresentado pela primeira vez em Portugal no passado dia 26 de maio, no âmbito do Ciclo Inovação & Desenvolvimento Local do Observatório Autárquico CESOP- Local da Universidade Católica Portuguesa, pelos Especialistas Francine Melchioretto e Daniel Githira . A sessão de apresentação e os documentos de apoio encontram-se disponíveis para consulta aqui