Back to top
Seminário Anual CESOP - Local ODS como bússola para a recuperação pós-covid

CESOP-Local promove 4º Seminário Anual para o Desenvolvimento Sustentável. "Os ODS como bússola para a recuperação pós-COVID" é o tema deste ano

1 de julho 2021 | 15 horas | ONLINE

O Observatório Autárquico da Universidade Católica Portuguesa CESOP-Local realiza pelo quarto ano consecutivo, o seu Seminário Anual para o Desenvolvimento Sustentável por ocasião do lançamento da nova edição do  Índice de Sustentabilidade Municipal.

Subordinado ao tema "Os ODS como bússola para a recuperação pós-COVID", o encontro anual irá realizar-se no próximo dia 1 de julho de 2021, pelas 15 horas, em formato digital.

A Sessão de Abertura estará a cargo da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil e irão ser lançados pelo Diretor da Católica-CESOP, Ricardo F. Reis, os Resultados Nacionais do Índice de Sustentabilidade Municipal 2021 e os Resultados do Estudo Nacional “Sustentabilidade Autarquias 2021”. Seguirá a participação especial de dois grandes Especialistas em Desenvolvimento Sustentável, são eles os oradores-convidados, Nuno Moreira da Cruz, Diretor Executivo do Center for Responsible Business and Leadership da Católica-Lisbon, Membro da United Nations Global Compact e Pedro Mateus das Neves, Professor Universitário Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Fundador-CEO da Global Solutions 4U. Irá encerrar a sessão, a Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa com os pelouros da Qualidade, Inovação e Desenvolvimento, Margarida Mano.

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição aqui


O Seminário Anual para o Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa do Observatório Autárquico CESOP-Local, que reúne o núcleo de investigação-ação da Universidade Católica Portuguesa e os Municípios Portugueses, Membros da Rede CESOP-Local, em prol do cumprimento da Agenda 2030.  Ao longo do ano, no quadro do “Projeto Territórios Sustentáveis” lançado em 2017, o Observatório dedica-se ao desenvolvimento do Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) juntamente com o poder local, que desempenha um papel crucial na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A par de outros instrumentos desenvolvidos pela equipa de investigação, o ISM, que será por ventura o instrumento mais conhecido do grande público, é o único instrumento em Portugal,  que monitoriza o grau de sustentabilidade do território através da localização de 129 indicadores transversais a todos os Municípios Portugueses (edição 2020), para cumprimento das metas traçadas da Agenda 2030.  


 

 

Seminário Anual CESOP-Local 2021 Os ODS como Bússola para a recuperação Pós-COVID