5º Seminário Anual CESOP-Local para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade Católica Portuguesa "Desenvolvimento por contágio: Os ODS além do meu território"

CESOP-Local promove o seu 5º Seminário Anual para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade Católica Portuguesa

No dia 12 de julho

"Desenvolvimento por contágio: Os ODS além do meu território" é o tema que marca o Seminário Anual CESOP-Local para o Desenvolvimento Sustentável 2022.

No ano em que se assinala o 5° aniversário da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, o Observatório Autárquico pretende reconhecer a ação dos governos locais em prol do Desenvolvimento Sustentável e debater o efeito spillover na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável num território e nos territórios contíguos.

Tendo decorridos seis anos sobre o lançamento da Agenda 2030 e estando agora na posse de um conhecimento mais consolidado e sustentado sobre os desafios da implementação da Agenda, há que repensar o futuro do retrato territorial. Num mundo globalizado é chegado o momento de nos interrogarmos sobre o impacto das nossas ações nos Territórios ora mais próximos ora mais distantes.

Da ação local aos resultados globais

Ações desenvolvidas pelos municípios com impacto na sensibilização e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas Políticas de migração, no Ambiente e nas Cidades Inteligentes serão destacadas na primeira parte do Seminário e lançarão o mote para o debate político.

Que perceção têm os nossos autarcas sobre o impacto das suas decisões nos territórios vizinhos? Como potenciar sinergias que decorram do efeito spillover entre Municípios?

Na segunda parte do Seminário, o CESOP-Local irá apresentar os resultados preliminares relativos ao grau de Sustentabilidade de Portugal, de acordo com o Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM)  2022 que agrega os indicadores globais com aplicabilidade à realidade local  que melhor traduzem os 17 ODS, 169 metas e 244 indicadores constantes da Agenda 2030. Outros projetos de investigação em curso serão também apresentados.

Irá abrir a sessão a Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa.

Participação gratuita sujeito a inscrição aqui ou por email: cesop@ucp.pt
Para mais informações: 21 721 4040