CESOP-Local / Universidade Católica Portuguesa assinam protocolos com o Ministério da Coesão Territorial e com a UNICEF Portugal

Os mais recentes parceiros da Rede CESOP-Local

A Universidade Católica Portuguesa e o Ministério da Coesão Territorial assinam hoje, pelas 18 horas, um protocolo de cooperação para a divulgação do estudo das políticas públicas ao nível local, da responsabilidade da Unidade  de Investigação  Aplicada CESOP-Local.

Tendo sido anunciado em primeira mão pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no passado mês de junho, durante a sua intervenção no Seminário Anual CESOP-Local para o Desenvolvimento Sustentável 2020 , o protocolo tem como objetivo a coordenação de esforços entre ambas as entidades para a divulgação do trabalho de investigação do CESOP-Local/UCP, para a medição do estado de desenvolvimento e grau de sustentabilidade de cada município, afim de promover um melhor entendimento científico do território e uma maior coesão territorial.

Passados quatro anos de investigação, o Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM)  já consegue identificar em que áreas os municípios estão a conseguir a convergência para as métricas para 2030 e quais os domínios em que é preciso fazer melhor. A projeção desta análise de um nível local para a dimensão regional permitirá entender melhor o impacto das medidas de coesão territorial em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assinam este protocolo a Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Na mesma ocasião, a UCP irá assinar um protocolo com a UNICEF Portugal, para conduzir este trabalho de investigação na área da pobreza infantil sendo uma das prioridades desta entidade para o nosso país. A assinatura deste protocolo, que contará com a presença da Diretora Executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori, é um passo fulcral para a concretização de um diagnóstico assertivo que permita definir ações concretas de combate à pobreza infantil. Estima-se que em Portugal 22,3% (Eurostat, 2019) das crianças vivam em situação de pobreza, sendo esta a maior taxa de risco de pobreza entre todos os grupos etários (taxa de risco total é de 21,6%) (Pordata, 2019).

A criação de parcerias que promovam o entendimento dos desafios atuais é fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A UNICEF Portugal trabalha com 39 municípios através do programa Cidades Amigas das Crianças, por todo o país – contribuindo para a realização dos direitos da criança através da adoção de políticas locais - e junta-se agora à UCP para, através do diagnóstico que a metodologia do ISM permite fazer, identificar ações concretas de combate à pobreza infantil em Portugal e também, colaborar com a Rede de Municípios CESOP-LOCAL para o desenvolvimento sustentável ao nível Local, criada em 2017.

Estes protocolos, que muito orgulham a UCP, provam, uma vez mais, que a Universidade Católica Portuguesa está na vanguarda da investigação em domínios relevantes para a sociedade e que colocam Portugal no plano internacional das entidades que lideram este processo de medição reconhecido internacionalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A cerimónia terá transmissão em direto através do zoom e da página de facebook da Universidade Católica Portuguesa.

CESOP-Local torna-se parceiro do Ministério da Coesão Territorial e UNICEF Portugal