Back to top

“Há uma quantidade imensa de talento nas nossas vereações e municípios que não é utilizada, redes informais que podem ser potenciadas”

André Corrêa d´Almeida torna-se Conselheiro Estratégico da Rede CESOP-Local

                                “Há uma quantidade imensa de talento nas nossas vereações e municípios

                                  que não é utilizada, redes informais que podem ser potenciadas” 

 

André Corrêa d´Almeida torna-se Conselheiro Estratégico da Rede CESOP-Local  

 

Enquanto Economista do Desenvolvimento, Especialista na área da inovação nas cidades, parlamentos e estruturas públicas urbanas, com um vasto currículo internacional, André Corrêa d´Almeida identifica o 17 º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, como aquele que poderá ser o maior desafio na área do desenvolvimento que o mundo enfrenta. Defende que sem parcerias, os demais ODS dificilmente poderão ser alcançados e, que a dificuldade em estabelecer parcerias poderá estar ligada à questão da delegação de poder junto das pessoas e organizações.


No Plannetiers World Gathering, um evento internacional para a sustentabilidade, que tem como principal objetivo a promoção de novas soluções na área da sustentabilidade, tendo em vista o cumprimento dos 17 ODS, o Professor da Universidade de Columbia falou sobre o poder e a oportunidade dos Municípios se tornarem agentes de inovação e desenvolvimento. Intervenção que poderá ver e ouvir aqui.


A viver em Nova Iorque desde 2005, o Ex-Senior Advisor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) dedica a sua atividade de investigação às áreas da economia política, do desenvolvimento sustentável e administração pública. Professor e Diretor Adjunto do Mestrado em Práticas de Desenvolvimento, na School of International and Publics Affairs da Universidade de Columbia, doutorou-se em Public Affairs na Universidade do Colorado depois de ter passado por países como Holanda e China.  É o Coordenador do livro “Reforma do Sistema Parlamentar em Portugal: Análises e Instrumentos para um Diálogo” e, autor do livro Smarter New York City: How City Agencies Innovate, publicado pela Columbia University Press, em 2018, uma obra que perspetiva a inovação urbana sobre a administração das câmaras municipais e vereações.

A problemática da corrupção é um tema de especial interesse e foco, para o fundador de ARCx-Research for Change que lançou, em outubro de 2020, no epicentro do distrito financeiro de Manhattan, o movimento #freemycountryfromcorruption (#libertemomeupaísdacorrupção ). Uma ação de rua  que pretende fomentar o diálogo público, promover soluções e, criar um fórum de troca de ideias para a erradicação da corrupção sistémica existente em Portugal.

André Corrêa d´Almeida acredita que a inovação pode ser uma ferramenta no combate à corrupção, tendo sido o mote para a entrevista concedida no passado dia 2 de fevereiro, à Jornalista Isabel Tavares, cuja leitura e análise recomendamos. A ler aqui.

Isabel Tavares é Jornalista e fundadora do Diário Económico, jornal do qual foi chefe de redação, bem como do seminário Económico. Passou pelo Expresso, fez rádio e televisão. É autora do livro “Ramalho Eanes: O Último General