Seminário Inovação e Desenvolvimento Local com a Associação Portuguesa para a Qualidade "Cidades e Comunidades Sustentáveis - Normalização"

Inovação & Desenvolvimento Local com a Associação Portuguesa para a Qualidade

"Cidades e Comunidades Sustentáveis - Normalização"

O Ciclo de Seminários “Inovação & Desenvolvimento Local” 2024, uma iniciativa do Observatório Autárquico CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, que pelo terceiro ano consecutivo, visa destacar e pensar nas Boas Práticas para o nível Local em prol do Desenvolvimento Sustentável, tendo como horizonte a Agenda 2030, inicia-se já no dia 25 de janeiro, entre as 15 horas e as 17 horas. O Ciclo 2024 arranca com a Boa Prática da Normalização e missão da Associação Portuguesa para a Qualidade - APQ - para as Cidades e Comunidades Sustentáveis. São oradores o Presidente da CT 224, Manuel Carrasqueira; Coordenadora do GTO1 – Sistema de Gestão, Diana Soeiro, e Coordenadora do GT02 – Indicadores, Carla Pereira. Em destaque as Normas ISO 37100, ISO 37101 e ISO 37120 - Indicadores para os serviços urbanos e qualidade de vida e a oportunidade de se conhecer a missão do grupo de trabalhos e posicionamento da Comissão Técnica 224, que elabora e/ou acompanha a aplicabilidade de normas, emite pareceres no domínio das Cidades e Comunidades Sustentáveis, e proporciona às organizações portuguesas documentos da atividade normativa europeia e internacional em língua portuguesa. É certo e sabido que o esperado crescimento acelerado da população suscita inúmeros desafios para dotar as cidades dos adequados recursos sustentáveis. A ISO 37100 propõe uma estratégia para a resiliência e sustentabilidade das comunidades nas cidades suscitando a adoção de soluções inovadoras, com suporte a indicadores de desempenho em inúmeras áreas, nomeadamente, identificados na Norma ISO 37120 que apoia na orientação e avaliação da gestão da cidade nos seus vários domínios (desempenho dos serviços urbanos, fornecimento de serviços e qualidade de vida). O envolvimento e a participação das partes interessadas menos representadas são incentivadas, com vista a integrar no processo de normalização as expectativas e necessidades da sociedade na sua totalidade. A APQ foi reconhecida pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo com funções de Normalização Setorial no domínio da Garantia da Qualidade em 1986, coordenando atualmente seis Comissões Técnicas. São elas, a CT 80 - Gestão de Qualidade e Garantia de Qualidade; a CT 180 - Gestão de Risco; a CT 213 - Governação das Organizações; a CT 147 - Critérios de Avaliação de Entidades; a CT 195 - Segurança nas Organizações e Sociedade e, mais recentemente, criada em maio de 2022, a CT 224 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. As seis Comissões Técnicas coordenadas pelo ONS/APQ são uma referência nacional no domínio da normalização, uma vez que desenvolvem atividades de relevância indiscutível para as organizações portuguesas, independentemente do setor de atividade.

Participação gratuita sujeita a inscrição aqui

Cidades e Comunidades Sustentáveis - Normalização