Back to top
CESOP-Local seminário Inovação e Desenvolvimento Local com a Câmara Municipal de Mafra o Cartão Mais e a sua articulação com a operação Mafra Reciclar a valer +

Inovação & Desenvolvimento Local no Município de Mafra: A Boa Prática Cartão MAIS e a sua articulação com a operação Mafra Reciclar a Valer +

Uma iniciativa inovadora e pioneira em Portugal em prol do ambiente e participação dos cidadãos na promoção da reciclagem, da transição digital, da economia circular e comércio local.

O Observatório Autárquico CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa apresenta, no âmbito do Ciclo Inovação & Desenvolvimento Local, o projeto  "Cartão MAIS"  e a sua articulação com a operação Mafra Reciclar a Valer+", uma iniciativa inovadora e pioneira da Câmara Municipal de Mafra comprometida em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas decisões e da sua ação diária. A inovação, a qualidade de vida da população e o grau de sustentabilidade do território, são prioridades claras para a Câmara Municipal de Mafra  no seu compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O projeto “Mafra Reciclar a Valer +” tem como objetivo criar um laboratório vivo de sistemas de incentivo, que permita testar diferentes soluções tecnológicas e monitorizar os seus resultados, contribuindo para uma maior eficácia da reciclagem. A autarquia premeia o cidadão que recicla e aposta no comércio local. Em menos de um ano, o município, através do seu projeto piloto e contributo da população, conseguiu reciclar 375 mil garrafas de plástico PET.  Uma operação que se articula com o projeto "Cartão MAIS", um cartão contactless distribuído gratuitamente pela autarquia associado a uma aplicação móvel (app), que visa incentivar a visita da população ao comércio local ao  oferecer inúmeras vantagens para consumidores e comerciantes, promove a informação e transparência junto do seu utilizador e fomenta a aproximação da população ao seu território. Uma aposta do município na dinamização da economia circular e transição digital do concelho, num contexto especialmente difícil face aos impactos socioeconómicos da pandemia no país.

O Seminário Inovação & Desenvolvimento Local, que pretende abordar a temática "Eco-Município Digital", abrangendo os desafios da transição digital, ambiente e economia circular, realiza-se na quinta-feira, dia 29 de julho, pelas 15 horas, e conta com a participação do  Especialista em Desenvolvimento Sustentável, Fundador da Global Solutions 4U, Pedro Mateus das Neves ; Vereador da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Luís; Vereadora da Câmara Municipal de Mafra, Lúcia Bonifácio; Dirigente da Unidade de Gestão de Eventos da Câmara Municipal de Mafra, Rita Xavier e Chefe de Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Mafra, Nuno Soares. O debate que encerra a sessão fica a cargo do Diretor da Católica-CESOP, Ricardo F. Reis.

Programa

15:00 Abertura

15:10 Intervenção do especialista | Pedro Mateus das Neves 

15:20 Os desafios da digitalização nas autarquias | Hugo Luís

15:30 Os desafios da economia circular nas autarquias | Lúcia Bonifácio

15:40 Apresentação do Cartão MAIS | Rita Xavier

15:50 Apresentação da operação Mafra Reciclar a Valer + | Nuno Soares

16:00 Debate

O evento será transmitido em direto a partir do canal YouTube da Católica-CESOP

 

Inovação & Desenvolvimento Local Câmara Municipal de Mafra CESOP-Local