Lançamento da SDSN Portugal

Lançamento da Sustainable Development Solutions Network (SDSN) Portugal

Em Matosinhos

Portugal constituiu a Rede Nacional Sustainable Development Solutions Network, a qual foi aprovada pelo Conselho Estratégico da Rede Global das Nações Unidas - SDSN Global, no dia 7 de junho de 2023.

O lançamento oficial da SDSN Portugal acontece no dia 2 de novembro, pelas 14h30, em formato híbrido, no Auditório do CEiiA em Matosinhos, com a presença da Vice-Presidente da SDSN Global: Maria Cortes Puch e encerramento a cargo do Presidente da SDSN, Jeffrey Sachs, e do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André  Moz Caldas.

Consulte o programa do evento.

Para uma assistência remota, um link de acesso à sessão será enviado no seguimento da inscrição aqui.

A SDSN Global é uma iniciativa lançada em 2012 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon com o objetivo de mobilizar o conhecimento científico e a inovação para encontrar soluções com vista à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A SDSN ficou com a missão de promover e apoiar a implementação dos ODS aos níveis local, nacional e global.

A SDSN trabalha com parceiros da academia, do governo, do mundo empresarial, da sociedade civil e das Nações Unidas para fomentar e encontrar soluções práticas e transformações necessárias ao desenvolvimento sustentável. Este propósito é suportado pela transferência do conhecimento e inovação científicos das universidades e outras instituições produtoras de conhecimento em todo o mundo para soluções com impacto efetivo no desenvolvimento sustentável. A SDSN Global é constituída por Redes Nacionais (mais de 50) que integram mais de 500 membros em cerca de 80 países.

A Católica-CESOP é Membro da SDSN Global desde 2018 e apoia a SDSN Portugal.

A SDSN Portugal, afiliada da SDSN Global, visa 1) Desenvolver modelos inovadores de diálogo, que criem espaços de reflexão e criatividade, envolvendo todos os atores locais para fomentar e acelerar a contínua partilha de ideias e experiências em Portugal. 2) Promover soluções para a implementação de ODS, através da mobilização do conhecimento científico e transdisciplinar, processos coletivos de aprendizagem, que permitam gerar políticas integradas, transformação sistémica e práticas baseadas na evidência e na ciência. 3) Contribuir para o processo de tomada de decisão, demonstrando a oportunidade de soluções aos responsáveis por tomada de decisões a nível político, empresarial e societal, com vista a incentivar as necessárias transformações, nomeadamente a nível normativo.

O Conselho Diretivo da SDSN Portugal será presidido pela Universidade NOVA juntamente com o CEiiA e o Instituto Marquês de Valle Flor.