município de águeda mês do ambiente

Município de Águeda  alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 e Acordo Cidade Verde, promove o "Mês do Ambiente" de 20 de maio a 30 de junho.

“O Município de Águeda tem no ambiente e na sustentabilidade ambiental, uma das suas premissas estratégicas de atuação, com boas práticas e medidas de atuação que são exemplo para outros municípios e regiões"

A Câmara Municipal de Águeda promove, entre os dias 20 de maio e 30 de junho, uma programação abrangente e multidisciplinar que visa dinamizar o envolvimento  de todos os cidadãos, comunidade educativa e entidades públicas e privadas, para assinalar a importância de todos para uma mudança de comportamentos e construção de um futuro mais sustentável.

Segundo Edson Soares, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, a iniciativa objetiva não só alertar para as questões ambientais e preocupações no âmbito das alterações climáticas, como permitir uma observação pedagógica sobre o meio ambiente que nos rodeia. “Os nossos comportamentos e atitudes podem fazer a diferença quando falamos de ambiente, pelo que crianças e jovens bem informados influenciam o futuro. Há que projetar caminhos de atuação em prol do Desenvolvimento Sustentável."

Atividades práticas e pedagógicas.

Ao longo de mais de 30 dias, em parceria com Juntas e Uniões de Freguesia, Águeda Sm@rt City Lab, escolas e várias entidades, o “Mês do Ambiente”, que arranca com a Semana Eco-Escola, irá contemplar um número elevado de atividades práticas e pedagógicas para crianças e adultos. Serão assinalados dias temáticos tais como o Dia da Abelha, o Dia Mundial da Migração dos Peixes, o Dia da Comunidade, Dia do Ambiente e ainda, o Dia Mundial da Bicicleta; organizadas caminhadas interpretativas orientadas por técnicos do Município de Águeda e da Universidade de Évora; serão lançados novos projetos e campanhas digitais de sensibilização; aventuras pela natureza no trilho para observação da fauna e flora, exposições, ações de limpeza no Rio Águeda com alunos do 4.º ano e nas ruas de Macinhata do Vouga, poderá visitar um Centro Infantil e a Feira do Mundo Rural, percorrer o Roteiro “Escola na Cidade de Águeda”; participar no voluntariado ambiental para controlo de espécies invasoras e convívios com a comunidade educativa. O Laboratório Vivo para a Descarbonização  – Águeda Sm@rt City Lab realizará atividades tais como “O meu canteiro de aromáticas”, “Consumo consciente de energia”, “Caça à beata”.

No dia 10 de junho, a programação será dedicada ao Rio Vouga, com uma descida pelo rio e um Ciclo de Tertúlias “Rio de Conversas”, decorrerá na Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, a partir das 18 horas.

No dia 25 de junho, a ação “limpar Águeda” contará com o envolvimento de todos. A ação irá reunir Juntas e Uniões de Freguesia, voluntários e entidades, numa atividade conjunta de remoção de resíduos.

Seminário sobre cidades.

Um dos pontos altos do programa será a realização do seminário “Cidade 2030: Inteligentes, Neutras e Verdes”, agendado para o dia 27 de maio, a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda. A sessão de abertura contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, e Vice-Presidente da Câmara de Águeda, Edson Santos; Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental; e Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

Seguir-se-á um workshop sobre oportunidades de financiamento de projetos, onde serão apresentados diversos programas de financiamento nacionais e internacionais, como o Fundo Ambiental, Portugal 2030, Programa LIFE Portugal e Energy-Cities, tendo estes o objetivo da crescente valorização das cidades e territórios

A partir das 14h30, terá lugar a Conferência "Cidades 2030: Inteligentes, Neutras e Verdes” onde serão apresentadas boas práticas instituídas e abordados temas atuais e prementes do desenvolvimento das cidades e territórios: a descarbonização e neutralidade carbónica, as smart cities, projetos para cidades mais verdes e felizes, com intervenções de várias individualidades, como Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro; Catarina Freitas, da Câmara de Lisboa; Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem de Guimarães; António Emídio da Câmara Municipal de Matosinhos; e Mariana Roldão, Coordenadora do Serviço Educativo do Parque de Serralves.

A participação no Seminário é gratuita mas sujeito a inscrição até ao dia 25 de maio, aqui.

Para mais informações, poderá contactar a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade através dv-as@cm-agueda.pt ou 234 180 197.