Back to top
Município de Braga constitui Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável

Município de Braga constitui Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável e garante papel crucial a vozes individuais

O Município de Braga constituiu Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável, composto por 14 membros representativos de diversas partes interessadas municipais e cidadãos com relevância na área da sustentabilidade.

A tomada de posse do Conselho Estratégico decorreu no dia 20 de Novembro, com os membros, provenientes de instituições da Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho, IPCA, CCDR-N, CIM CAVADO, IINL, CESOP Local, ODS local e BCSD Portugal, bem como especialistas na área e cidadãos de Braga selecionados através de concurso. Foram empossados para desempenhar um papel ativo nas diferentes fases de concepção e implementação da estratégia e projetos de Sustentabilidade do Município.

Nesta primeira reunião, foram abordados temas cruciais, incluindo a avaliação do desempenho do Município no contexto de um desenvolvimento sustentável regional e a promoção da participação pública. O Conselho comprometeu-se a refletir, analisar, debater e emitir recomendações sobre questões relevantes, demonstrando assim um esforço coletivo para fortalecer as políticas municipais com base na cidadania ativa e responsável.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que este é um ´passo significativo´ rumo a um futuro mais sustentável, tendo destacado a valiosa contribuição de três cidadãos Bracarenses no processo de criação. “Esta inclusão reflete o nosso compromisso em garantir que as vozes individuais tenham um papel crucial na definição do caminho sustentável de Braga.”

O Edil reforçou ainda a importância de alargar os princípios da Agenda 2030 para abranger e beneficiar todos os cidadãos. “Este compromisso demonstra a ambição de construir uma cidade que promova o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, garantindo uma participação ativa e inclusiva de toda a comunidade.”

Por fim, Ricardo Rio, galardoado com o "World Mayor Sustainability Award” em 2021, atribuído pela City Mayors Foundation, sublinhou que a implementação estratégica delineada pelo Conselho Estratégico não só impulsionará a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como também permitirá a sua institucionalização nos diversos sectores municipais. “Esta abordagem reforça o compromisso de Braga em traduzir os princípios globais em ações tangíveis e duradouras a nível local”, concluiu.

O Município de Braga, fortemente comprometido e ativo no Projeto Territórios Sustentáveis da Universidade Católica, é Membro de Excelência da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, desde novembro de 2017, e Certificado Silver da SDG Cities UN-Habitat.

O índice de Sustentabilidade Municipal 2022 de Braga poderá ser consultado aqui.

 

 

Município de Braga constitui Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável