Município de Lagoa organiza Encontro Anual de Boas Práticas de Sustentabilidade

Município de Lagoa organiza Encontro Anual de Boas Práticas de Sustentabilidade e convida a comunidade a estar presente, no próximo dia 14 de dezembro, pelas 14h30, no auditório do Centro Cultural Convento de São José.

O Encontro Anual tem como objetivo promover a partilha de experiências e conhecimento sobre a Sustentabilidade a nível municipal.

O evento pretende sublinhar a importância das ações e projetos desenvolvidos e a desenvolver, em prol da Agenda 2030, visando promover uma cultura organizacional alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Serão primeiramente apresentados os resultados do Índice de Sustentabilidade Municipal de Lagoa 2023 pela Equipa da Unidade de Investigação Aplicada CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, e a segunda parte será dedicada às ações e projetos que contribuem ativamente para a implementação dos ODS no município de Lagoa. O objetivo é preparar a apresentação futura do Relatório Voluntário Local (VLR), um documento que reúne as informações sobre as ações e políticas que o município está a desenvolver para alcançar os ODS.

A iniciativa é aberta a toda a comunidade, nomeadamente a representantes de autarquias, empresas, instituições, escolas e cidadãos interessados em sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas através do website do Município de Lagoa em https://www.cm-lagoa.pt/.../encontro-anual-de-boas...

O Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) reflete o nível de Desenvolvimento Sustentável do município. Trata-se de um instrumento de localização e monitorização dos ODS.

Considera os indicadores globais com aplicabilidade à realidade local que melhor traduzam os 17 ODS, 169 metas e 231/244 indicadores constantes da Agenda 2030, procurando manter a coerência e o alinhamento entre os vários níveis de análise (global, nacional, local) para os 308 municípios. O ISM sustenta o Relatório Voluntário Local (VLR).