Back to top

O Inovação & Desenvolvimento Local do CESOP-Local apresenta a Boa Prática "Integração de Migrantes no Fundão"

No dia 25 de novembro, pelas 15 horas

O  Observatório Autárquico da Universidade Católica Portuguesa CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, irá apresentar a Boa Prática da Câmara Municipal do Fundão "Integração de Migrantes" no dia 25 de novembro, pelas 15 horas, no Seminário Inovação & Desenvolvimento Local.

A estratégia de Integração de Migrantes no Fundão, reconhecida como Boa Prática na distinção recebida "Município do Ano em 2020", tem como objetivo a integração plena de migrantes oriundos de países que não pertencem à União Europeia – os chamados “Nacionais de Países Terceiros” (NPTs) – na sociedade Portuguesa, através de parcerias e redes locais que promovam, e apoiem, as relações sociais, laborais, culturais e afetivas entre aqueles/as que chegam e aqueles/as que acolhem, bem como a contínua mobilização da consciência coletiva da sociedade Fundanense – ela própria já composta por locais e “novos locais” – para os temas da diversidade, do diálogo entre culturas, da solidariedade e da cooperação.

O Seminário contará com a participação especial de Ana Pérez, Coordenadora Nacional do Plano Estratégico para a Coesão e Integração (PECI); Filipa Batista, Coordenadora do Centro para as Migrações do Fundão e do Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural e Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão. Seguido do habitual debate com a moderação do Diretor da Católica-CESOP, Ricardo F. Reis.

Uma ocasião para refletir sobre a Integração dos Migrantes ao nível Local rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 10,11 e 17 da Agenda 2030 e uma oportunidade a não perder de ficarmos todos a conhecer o Centro para as Migrações do Fundão, um equipamento municipal, com gestão a cargo da equipa técnica multidisciplinar do Gabinete para a Inclusão e Diversidade Cultural da Câmara Municipal do Fundão (CIG), inaugurado em 2016. Um welcome center de excelência que promove o acolhimento, a integração e a autonomização dos Migrantes.

Os Seminários IDL pretendem ser um espaço de partilha e de debate público sobre as Boas Práticas inovadoras e distintivas dos Parceiros da Rede CESOP-Local, em prol da Agenda 2030 ao nível Local.

O evento será transmitido em direto através do canal YouTube da Católica-CESOP

Mais informações: cesop@ucp.pt

Inovação e Desenvolvimento Local com o Município do Fundão Integração de Migrantes Rede CESOp-Local