Back to top
A Câmara Municipal de Loures irá apresentar a Boa Prática “Parque da Várzea e Costeiras de Loures”, em prol de uma "Cidadania de Proximidade: Viver o Campo e a Cidade". Rede CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa ODS 6 ODS 11, ODS 13 , ODS 15

“Parque da Várzea e Costeiras de Loures”: Um parque idealizado em prol de uma "Cidadania em Proximidade: Viver o Campo e a Cidade" que promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um parque que recupera a ligação secular ao Estuário do Tejo onde a cidade e o campo se encontram.

Parque do Município de Loures promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, 11, 13 e 15.

 O Parque da Várzea e Costeiras de Loures, onde a cidade e o campo se interligam, situa-se às portas de alguns dos principais aglomerados urbanos do concelho e fomenta Boas Práticas ao nível local. A urbe reconcilia-se com o rural, em torno de uma narrativa natural, ambiental, económica, desportiva, cultural, histórica e patrimonial. A iniciativa da Câmara Municipal de Loures procura criar um local de proteção da natureza e da biodiversidade, aliado à produção agrícola, que promova o património cultural e estimule a fruição do espaço.

 A Boa Prática do Município de Loures será apresentada no Seminário Inovação & Desenvolvimento Local no próximo dia 30 de setembro, pelas 15 horas, num painel moderado pelo Diretor da Católica-CESOP, Ricardo F. Reis, e contará com as participações de Vanda Ramalho,  Professora Universitária Especialista nas áreas de Serviço Social e Políticas Sociais e, Tânia Mateus, Técnica Municipal do Gabinete de Planeamento da Câmara Municipal de Loures, Coordenadora do Grupo de Trabalho do Parque da Várzea e Costeiras de Loures.

 Ao participar na sessão com transmissão em direto aqui, terá a oportunidade de descobrir um parque que conta a história do concelho de Loures e recupera a ligação secular ao Estuário do Tejo. Um parque que oferece tempo para produzir, conhecer, usufruir e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, 11, 13, 15.

 

Os Seminários Inovação & Desenvolvimento Local são um espaço de partilha e de debate sobre as Boas Práticas distintivas dos Parceiros da Rede CESOP-Local em prol do Desenvolvimento Sustentável ao nível Local rumo à Agenda 2030. Ao longo do ano, realizam-se na última quinta-feira do mês entre as 15:00 e as 17:00.

 Estes seminários são gratuitos e de acesso livre através do canal YouTube da Católica-CESOP. Os/as participantes que queiram participar no debate podem usar o espaço de conversação e ver as suas perguntas respondidas.

 Qualquer questão adicional poderá ser dirigida a cesop@ucp.pt

 

 

A Câmara Municipal de Loures apresenta a Boa Prática “Parque da Várzea e Costeiras de Loures”, em prol de uma "Cidadania de Proximidade: Viver o Campo e a Cidade". Rede CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa

 

 

 

Vanda Sofia Braz Ramalho, Assistente Social
                 
                   Vanda Sofia Braz Ramalho

​​​​Professora Universitária Especialista nas áreas de Serviço Social e Políticas Sociais
​​​​​​
Tânia Mateus Câmara Municipal de Loures Coordenadora do Grupo de trabalho do Parque da Várzea e Costeiras de Loures

                 Tânia Mateus 

Coordenadora do Grupo de trabalho do Parque da Várzea e Costeiras de Loures