Back to top
Seminário Anual CESOP-Local 2021: Os ODS para a Recuperação Pós-COVID

Seminário CESOP-Local 2021 " Os ODS como bússola para a recuperação pós-COVID "

In memoriam de José Fidalgo Gonçalves
Registo

É com grande prazer que o Observatório Autárquico da Universidade Católica Portuguesa CESOP-Local convida V. Exa. para participar no  

Seminário Anual CESOP-Local 2021 para o Desenvolvimento Sustentável

"Os ODS como bússola para a recuperação Pós-COVID"

A realizar-se em formato digital, na quinta-feira, dia 1 de julho, pelas 15horas.

Inscrição no Webinar - Zoom

Programa Seminário Anual CESOP-Local 2021 ODS como bússola para a recuperação pós-covid

 

Painel

Isabel Capeloa Gil
Académica portuguesa. É a 6.ª Reitora da Universidade Católica Portuguesa. Com mais de 150 trabalhos publicados, o seu trabalho de investigação tem contribuído para a definição do campo dos Estudos de Cultura. Na gestão universitária, tem-se destacado no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e investigação da Universidade, da qual foi Vice-Reitora entre 2012 e 2016 com os pelos pelouros de Investigação e Internacionalização. Pertence e tem ocupado cargos de gestão em diversas associações científicas nacionais e internacionais. Desde 2010 tem o título de Honorary Fellow da School of Advanced Studies da Universidade de Londres e e Doutora Honoris Causa por Boston College e Commencement Speaker desde 2019. Coordenou o Research Leadership Forum da Global Federation of Competitiveness Councils (GFCC). É ainda membro do European Council of Foreign Relations, do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Conselho de Administração da Fundação UCP.


Ricardo F. Reis
É Professor Afiliado da Universidade Católica Portuguesa. Doutorado em Gestão de Empresas pela Wharton School, Universidade da Pensilvânia e Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, é Diretor da Católica-CESOP.


Nuno Moreia da Cruz
É Executive Director do Center for Responsible Business and Leadership da Católica-Lisbon School of Business & Economics, onde também leciona “Strategic Corporate Social Responsibility”, “Responsible Business” e "Globalização" em diferentes mestrados e licenciaturas. 
É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, tem um mestrado em estudos europeus no Colégio da Europa em Bruges (Bélgica) e um MBA pelo IE Business School (Madrid), sendo ainda um Certified Coach (Escuela Europea de Coaching, Madrid). Depois de uma curta experiência no sector bancário, Nuno juntou-se ao grupo BP, trabalhando em várias áreas de negócios, em Bruxelas, Madrid e Londres. Regressou a Portugal para integrar a Galp como membro do Conselho de Administração, e foi CEO da Galp Espanha entre 2012 e 2017. 
É co-fundador da ONG “BUS – Bens de Utilidade Social” e Presidente do Conselho de Administração do CADin.

Pedro Mateus das Neves

É Especialista em Políticas de Desenvolvimento, Economia Política e Inovação Institucional, com enfoque no Desenvolvimento Sustentável, Implementação de ODS, Investimentos de Impacto, Finanças Inovadoras, Parcerias Público-Privadas e Projetos Transformacionais aplicados ao Desenvolvimento Regional e Urbano, nomeadamente Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
Começou a lecionar Estratégia e Estruturação de Negócios em 2003 na ESAI, onde é Professor Coordenador. Em 2010 criou o MBA de Requalificação Urbana e o Curso de Cidades do Futuro, e em 2021 tornou-se Membro do Conselho Científico.
É professor convidado e pesquisador na Toyo University, Tóquio, Japão; Universidade Tsinghua em Pequim e Shenzhen, China; Universidade de Genebra, Suíça; ParisTech, École des Ponts et Chaussés em Paris; IESE Business Scholl em Barcelona; Católica Lisbon School of Business and Economics; Universidade de Lisboa; e, Escola Nacional de Administração e Europa, coautor do conceito People-First PPPs, que integra os ODS em Parcerias Público-Privadas.
Fundou e é CEO da Global Solutions 4U para o Desenvolvimento Sustentável em 2010, empresa de consultoria especializada em questões de ODS; Investimento de impacto, inovação financeira e parcerias para o desenvolvimento de cidades e regiões. Sua experiência profissional inclui planeamento, desenho e implementação de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, tendo originado e gerido mais de € 10 bilhões em projetos de investimento por meio de parcerias em mais de 250 cidades e 80 países na Europa, África, Ásia e Américas.


Margarida Mano
É Vice-Reitora com os pelouros da Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa. Foi Ministra da Educação e Ciência. Eleita deputada à Assembleia da República na 13.ª Legislatura. Foi Pró-Reitora (2009-2011) e Vice-Reitora com os pelos pelouros do Planeamento Estratégico, Financeiro e da Ação Social da Universidade de Coimbra (2011-2015). É doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido). É Especialista em Gestão Estratégica, Avaliação Institucional e Gestão da Qualidade. Especialista do European Foundation for Quality Management (EFQM), tem participado em diversos projetos de benchmarking e redes de cooperação Internacional no âmbito da Administração Pública. É Membro do Comité Internacional de Avaliação do Observatório de Boas Práticas em Direção Estratégica no Ensino Superior da Rede Telescopi.
A nível nacional foi responsável por projetos de mudança organizacional, cujo desenvolvimento facilitou práticas colaborativas e de transparência da administração de mérito reconhecido (primeira certificação ISO de uma Administração de uma Universidade Pública em Portugal e projetos premiados na 2.ª (2003) e 5.ª (2007) edições do Prémio de Boas Práticas na Administração Pública e uma Menção Honrosa - Prémio Excelência do IPQ PEX-SPQ (2004). É também autora de várias publicações.