Back to top
This content is not available in your language.
Município de Lisboa apresenta Índice de Sustentabilidade

Lisboa apresenta Índice de Sustentabilidade Municipal positivo

Lisboa apresenta Índice de Sustentabilidade positivo com tendência de crescimento.

O Índice de Sustentabilidade Municipal Lisboa 2023 (ISM 2023) apresentou o valor de 64, superior aos 62,8 do território nacional. Lisboa “está a caminho dos objetivos 2030 e a evolução é suficiente para os atingir”.

No dia 26 de abril, a convite do Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa, o Diretor da Católica-CESOP, Prof. Ricardo F. Reis, apresentou o ISM 2023 do Município de Lisboa num encontro entre técnicos e dirigentes. 

O estudo parte das dimensões GESA (Governança, Economia, Social e Ambiente) e das dimensões 5P´s (Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias), num conjunto de métricas adaptadas à realidade autárquica e ao serviço público, alinhado com os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

O ISM reflete o nível de sustentabilidade de cada município, através do diagnóstico do Desenvolvimento Sustentável no território, e apresenta-se como ferramenta de apoio à decisão estratégica. Ao aderir à Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) passou a aceder e a disponibilizar junto da população, no seu Portal da Transparência, informação que permite monitorizar o alinhamento de Lisboa com a Agenda 2030 das Nações Unidas.

A transparência na gestão da atividade municipal é fundamental para a promoção do envolvimento e da participação cidadã reforçando a existência de uma democracia local consciente e informada. 

Conheça a Boa Prática do Portal da Transparência da CML aqui.

Poderá consultar o Índice de Sustentabilidade Municipal de Lisboa 2023 em Relatório_ISM2023-1_compressed.pdf (lisboa.pt)

Imagem: CML