Back to top
This content is not available in your language.

Índice de Sustentabilidade Municipal personalizado

ISM+ Município

Índice de Sustentabilidade Municipal personalizado (ISM+ Município)


O ISM+ é uma ferramenta onde o Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) é adaptado às caraterísticas e especificidades de cada Município 

O propósito é permitir atualizar dados, incluir outros existentes no município e criar outros indicadores por opção de cada município. Por isso, referimos que é o ISM personalizado (ISM+), de acordo com a cultura de gestão de cada autarquia.

Por utilizar dados recentes, o ISM+ constitui-se como autêntico relatório de apoio à gestão, permitindo obter um retrato, ainda mais fiel da realidade do município.

O ISM+ contém informação de apoio à definição de prioridades, à construção do Relatório de Sustentabilidade e/ou ao processo de Certificação da Qualidade pela Norma ISO 37.120 (Desenvolvimento sustentável de Comunidades)

Propomos aos Municípios da Rede CESOP-Local/Territórios Sustentáveis que queiram entrar neste processo, um modelo de trabalho no formato da realização de curtas reuniões digitais, semanais ou quinzenais, individuais ou em grupo, para um acompanhamento mais próximo e uma melhor colaboração entre as equipas municipais e a equipa do CESOP-Local.

O Portal ISM já foi melhorado para oferecer um espaço de gestão do ISM +, onde o município poderá:

  1. criar novo indicadores,
  2. atualizar os indicadores existentes,
  3. selecionar os indicadores que quer integrar no seu ISM personalizado,
  4. calcular diretamente os resultados do seu ISM+,
  5. obter a visualização instantânea dos gráficos de resultados e dos seus indicadores personalizados.