Prémios ANAM 2022 CESOP-Local Parceiro

A 4ª edição dos Prémios ANAM 2022

Abertas as candidaturas até final de junho

A Associação Nacional de Assembleia Municipais irá reconhecer, pelo quarto ano consecutivo, iniciativas no plano nacional que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios em prol da promoção e participação dos cidadãos.

Poderão ser objeto de candidatura às categorias dos Prémios ANAM 2022, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica ou jornalística e trabalhos de âmbito escolar. A categoria do Prémio “Boas Práticas” nas Assembleias Municipais pretende reconhecer o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes; a categoria do Prémio Dr. José Manuel Pavão destina-se a distinguir pessoas e entidades, autoras de estudos e trabalhos de investigação académica e jornalística que, no ano civil imediatamente anterior aquele a que o prémio se reporta, se tenham destacado na difusão dos direitos e liberdades fundamentais, reforço dos valores democráticos e valorização do poder local nomeadamente da assembleia municipal e por fim, a categoria do Prémio trabalhos de âmbito escolar destaca trabalhos ou atitudes originais que contenham um contributo relevante para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local porque a participação dos jovens nos processos de tomada de decisão que afetem a sua vida é essencial para o seu desenvolvimento enquanto cidadão ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. As escolas devem desempenhar um papel fundamental, como espaços de prática onde os jovens e demais elementos da comunidade escolar – docentes e pessoal não docente, pais e encarregados de educação possam adquirir e reforçar conhecimentos e experiências de cidadania.

Poderá consultar o regulamento aqui

Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 30 de junho através do endereço eletrónico geral@anam.pt ou por correio registado com aviso de receção para a sede da ANAM no Porto.

Os prémios serão entregues em cerimónia pública, e solene, durante a Semana Europeia da Democracia Local, de 15 a 25 de Outubro