CESOP-Local lança Índice de Sustentabilidade Municipal 2022
O CESOP-Local lança o Índice de Sustentabilidade Municipal pelo quinto ano consecutivo. Os Municípios da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis já receberam o seu relatório 2022.
O Índice de Sustentabilidade Municipal 2022 (ISM 2022) reúne um total de 133 indicadores globais (dos quais 117 únicos), relativos a 66 metas, com aplicabilidade à realidade local, que melhor traduzam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para todos os Municípios.
O ISM permite a cada Município obter um relatório anual com o diagnóstico do seu território concretizado em cada um dos 17 ODS através das metas e indicadores analisados e desenvolvidos. O ISM procura manter a coerência e o alinhamento entre os vários níveis de análise (global, nacional, local), permitindo uma comparação entre territórios administrativos no seu valor global; nos níveis intermédios; nas principais dimensões da Sustentabilidade: Governança, Económica, Social e Ambiental, e nos 5P's da Agenda 2030: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parceria, e por fim, em cada indicador.
É o resultado da investigação desenvolvida pela Equipa da Unidade de Investigação Aplicada CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa, enquanto laboratório-vivo das dinâmicas societais para a sustentabilidade local, em colaboração com os Autarcas e Equipas Municipais, parceiros da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, ao longo do ano, no âmbito do Projeto “Territórios Sustentáveis”. Um projeto que visa, desde 2017, a mediação, partilha e transferência de boas práticas e conhecimento para a coesão do desenvolvimento sustentável do território municipal ao disponibilizar informações relevantes de apoio à decisão autárquica.
São Membros de Excelência da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, os Municípios de Abrantes, Águeda, Almada, Braga, Cascais, Chamusca, Fundão, Grândola, Guimarães, Horta, Lagoa, Lagos, Loures, Mação, Mafra, Palmela, Porto, Santo Tirso, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão.
Somente os municípios poderão autorizar a divulgação pública dos resultados do ISM 2022 do seu Território, mas o CESOP-Local permite a consulta da metodologia desenvolvida através do Portal ISM. O ISM não estabelece rankings e não pode ser usado para esse efeito.
A par do ISM, também a Unidade de Investigação Aplicada desenvolve o ISM + em estreita colaboração com o município aderente.
O ISM + é uma ferramenta onde o ISM é adaptado às caraterísticas e especificidades de cada Município. Constitui-se como autêntico relatório de apoio à gestão autárquica personalizado e atualizado à cultura de cada autarquia. O ISM+ permite atualizar e desagregar dados, incluir indicadores existentes no município e criar outros mais abrangentes por opção do município. Disponibiliza informação de apoio à definição de prioridades, à construção do Relatório de Sustentabilidade e/ou ao processo de Certificação da Qualidade pela Norma ISO 37.120 (Desenvolvimento sustentável de Comunidades).
Qualquer questão poderá ser dirigida a cesop@ucp.pt