Back to top

Portal ISM

Bem-vindo/a ao Portal ISM do CESOP-Local

A Plataforma digital que permite ao Município consultar os dados do seu Índice de Sustentabilidade Municipal on-line.

Logo Portal ISM


                                                                Clique!


Nota preliminar: Para os Municípios com acesso autorizado ao Portal ISM, o acesso à plataforma digital realiza-se através do botão "Resultados" no canto superior direito da página, após autenticação pessoal. 

O Índice de Sustentabilidade Municipal vai na sua quinta edição e reúne um total de 133 indicadores (dos quais 117 únicos), relativos a 66 metas, com aplicabilidade à realidade local, que melhor traduzam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, ao nível municipal. É o resultado da investigação desenvolvida pela Equipa de investigadores do CESOP-Local enquanto laboratório-vivo das dinâmicas societais para a sustentabilidade local,  em colaboração com os Autarcas e Técnicos dos Municípios parceiros da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis, ao longo do ano, no âmbito do Projeto “Territórios Sustentáveis”, que visa a mediação, partilha e transferência de boas práticas e conhecimento para a coesão do desenvolvimento sustentável do território municipal ao disponibilizar informações relevantes de apoio à decisão autárquica. É um índice que, desde 2018, permite a cada Município obter um relatório anual com o diagnóstico do seu território concretizado em cada um dos 17 Objetivos de desenvolvimento Sustentável através das metas e indicadores analisados e desenvolvidos. A partir de 2020, passa a estar também disponível on-line nesta plataforma, em nome de uma leitura mais intuitiva do ISM e de uma utilização mais dinâmica nomeadamente, junto dos departamentos municipais.

 

O Portal ISM pretende promover a maior proximidade, conhecimento, flexibilidade e envolvimento das partes interessadas junto do Município da Rede CESOP-Local para Territórios Sustentáveis, facilitando a consulta dos dados do ISM do seu Território através das seis categorias disponíveis no aplicativo: “Resultados Globais”, “Resultados por Dimensões”, “Retrato Global”, “Evoluções”, “Resultados por ODS” e “Meta-informação”. 

O Coordenadores dos Municípios da Rede CESOP-Local para os Territórios têm agora acesso a um espaço de gestão onde podem (1) criar ou eliminar contas para os membros da Câmara Municipal, (2) gerir os acessos ao Portal ISM e derivados, (3) selecionar cinco municípios com quem deseja comparar os resultados do ISM do seu território, (4) e aderir às várias ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas pela Rede.


A versão do Portal ISM que está prestes a consultar tem caráter exemplificativo. Os dados e pontuações exibidos na metodologia não são reais e não refletem os resultados de nenhum Município do país. Somente os Municípios da Rede CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis poderão autorizar a divulgação pública dos resultados do ISM do seu Território. O ISM não estabelece rankings e não pode ser usado para esse efeito. 

 

Os Municípios Portugueses que ainda não pertencem à Rede CESOP-Local, têm agora a oportunidade, sem custos, de ter acesso aos resultados relativos a todas as edições do Índice de Sustentabilidade Municipal do seu Território. Para isso basta manifestar o seu interesse entrando em contacto connosco através do email cesop@ucp.pt.

 

Visite o Portal ISM e fique a conhecer a plataforma.

A plataforma que o seu Município irá utilizar!

 

O Relatório do ISM deverá ser citado como: Abreu, J., António, J.H.C., & Cerol, J. (2022). Índice de Sustentabilidade Municipal 2022. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa