Portal ISM CESOP-Local

CESOP-Local lança Plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o nível Municipal

Apresentada no Seminário Anual CESOP-Local para o Desenvolvimento Sustentável, no passado dia 25 de junho, a mais recente plataforma digital desenvolvida pelo CESOP-Local chama-se Portal ISM e pode, a partir de agora, ser visitado no site da unidade de investigação aplicada em www.cesop-local.pt . O Portal ISM irá permitir uma leitura e utilização mais dinâmica e intuitiva do relatório do Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM).  Foi assim dado um passo mais à frente neste projeto que, no entender da equipa de investigadores, promove a proximidade, o conhecimento e envolvimento das partes interessadas junto dos Municípios parceiros da Rede CESOP-Local em prol da Agenda 2030.

O Portal ISM é a plataforma que permite ao Município a consulta on-line do diagnóstico do território obtido através dos indicadores e metas aplicáveis à realidade local, analisados no Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta pioneira em Portugal que melhor traduz os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 ao nível local. Por assim dizer, o ISM localiza e mede os ODS nos Municípios. Este diagnóstico, que será o retrato do território à luz dos indicadores evidenciados, permite sublinhar o caminho alcançado e as prioridades a ter em consideração para a concretização dos ODS no Município rumo ao Desenvolvimento Sustentável.

Será agora mais fácil para Autarcas e Técnicos Municipais consultar e pesquisar os dados do relatório do ISM do seu Território através das cinco categorias disponibilizadas no Portal ISM. São elas, “Resultados Globais”, “Por Dimensões”, “Retrato Global”, “Por ODS” e “Meta-informação”. Também passa a ser possível aceder à todas as Edições do ISM do Território agora reunidas no Portal.  Assim, será mais fácil acompanhar o progresso do Município.  A navegação entre páginas tornará mais ágil a pesquisa e análise da evolução dos vários níveis de comparação, para um melhor posicionamento, face às tendências locais e globais atendendo aos 101 indicadores relativos a 64 metas do ISM 2018, 123 indicadores relativos a 65 metas do ISM 2019 e aos 129 indicadores apresentados no ISM 2020 relativos a 66 metas.

As potencialidades da plataforma agregadas às três edições são de uso exclusivo dos Município da Rede CESOP-Local, contudo a unidade de investigação da Universidade Católica Portuguesa não esquece, nunca, a sociedade civil. Ao disponibilizar a ferramenta no seu site, é do interesse do CESOP-Local que o cidadão fique a saber mais sobre a Agenda 2030.  Esta que é a Agenda que aborda as quatro dimensões (Social, Governança, Ambiente e Economia) que representam as quatro esferas da sociedade que devem interligar-se entre si para assegurar um futuro sustentável, apoiada por sistemas de governo inclusivos, coerentes e transparentes de modo a não deixar ninguém para trás. Uma agenda mobilizadora que a todos diz respeito.

Aos Municípios da Rede CESOP-Local que o pretenderem, a equipa de investigadores poderá disponibilizar um LINK público de acesso aos dados do seu Território para que possa ser partilhado nos seus sites e redes institucionais.

A pensar nos Municípios Portugueses que ainda não pertencem à Rede CESOP-Local mas que têm por pretensão localizar, medir e concretizar os ODS ao nível local, para além de poderem consultar livremente a metodologia do ISM no site CESOP-Local, a unidade de investigação oferece a oportunidade, sem custos, de ter acesso aos resultados relativos a 2018 e 2019 do ISM do seu Território ao entrar em contacto com a equipa de investigadores.

É de salientar que a versão do Portal ISM disponível para consulta pública tem caráter exemplificativo. Os dados e pontuações exibidos na metodologia não são reais e não refletem os resultados de nenhum município do país. Somente os Municípios da Rede CESOP-Local poderão autorizar a divulgação pública dos resultados do ISM do seu Território.

No mês de março de 2016, o CESOP-Local lançava o Projeto Territórios Sustentáveis que visa a mediação, partilha e transferência de boas práticas, e conhecimento para a coesão do Desenvolvimento Sustentável do território municipal tendo como referência a Agenda 2030 da ONU que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016. Deste projeto, que mereceu a atenção do poder local, nasceu a Rede CESOP-Local.  Desta parceria com os Municípios, em 2018, vingou a primeira edição do Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM 2018), a mais conhecida ferramenta do projeto desenvolvida pela equipa de investigadores CESOP-Local em colaboração com os Autarcas e Técnicos dos Municípios da Rede CESOP-Local em prol da Agenda 2030.

Desde a primeira edição que o trabalho realizado pela Católica-CESOP é partilhado aos níveis nacional e internacional, tendo sido reconhecido e destacado desde a primeira hora, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP – ART Initiative) que, desde então, tem marcado presença nos seminários de apresentação anual do ISM. Seminário que, este ano, contou também com a presença do ESPON 2020 e da Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, que sublinhou a importância do ISM, tendo anunciado em primeira mão o protocolo que irá estabelecer com a Católica-CESOP.

O ISM vai na sua terceira edição (ISM 2020) e deverá ser citado como: Abreu, J., António, J.H.C., Cerol, J., & Gonçalves J.F. (2020). Índice de Sustentabilidade Municipal 2020. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa

Saiba mais aqui