Back to top
CESOP-Local lança ferramenta de monitorização

Já Medimos e Avaliamos. E Agora?

Apresentação da FIIM - Ferramenta de Integração de Informação para Monitorização

No próximo dia 29 de setembro, será apresentada a FIIM- Ferramenta de Integração de Informação para Motorização - que permite alinhar as políticas públicas locais com os objetivos de coesão económica, social e territorial no seio da organização. Este novo projeto visa implementar um sistema de integração de dados para possibilitar a monitorização sistemática dos projetos em análise ou intervenções políticas no território, quantificando o impacto, para uma melhoria da cultura de gestão autárquica e competitividade do território. 

Este projeto foi desenvolvido pela Unidade de Investigação Aplicada CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa em estreita articulação com o Centro de Inteligência Urbana do Município de Vila Nova de Famalicão ,  com o financiamento da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, através do Portugal 2020.


Inspirado na metodologia do Índice de Sustentabilidade Municipal, pioneira na monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios portugueses, desenvolvida em 2016 pela Unidade de Investigação Aplicada, a FIIM possibilitará às Câmaras Municipais organizar os seus indicadores seguindo as Metas da Agenda 2030, ou utilizar áreas de análise mais próximas da sua cultura de gestão. O modelo inclui a possibilidade de observar a evolução dos resultados do município na área do projeto, assim como identificar indicadores de esforço, permitindo a comparação entre esforços da Câmara Municipal e das partes interessadas e os resultados no terreno. 

A sessão de apresentação da FIIM, enquadrada no Ciclo de Seminários Inovação & Desenvolvimento Local do Observatório Autárquico CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa, irá decorrer no dia 29 de setembro, entre as 15 e as 17 horas, em formato online

São oradores o Fundador da Católica-CESOP Jorge Cerol, Consultor de Sistemas de Informação, Diretor de Projeto; Carlos Lopes, Consultor de Tecnologia Informática; Joana Abreu, Investigadora Coautora do Índice de Sustentabilidade Municipal e Juliana Macedo de Sá, Coordenadora Municipal do Projeto no Centro de Inteligência Urbana do Município de Vila Nova de Famalicão.

A sessão será transmitida em direto através do canal YouTube da Católica-CESOP 

Qualquer questão poderá ser dirigida a cesop@ucp.pt ou por telefone através do 21 721 4040

programa lançamento FIIM - Ferramenta de Monitorização por CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa