Back to top
Smart City Lagoa do Algarve CESOP- Local Seminário Inovação e Desenvolvimento Local

O Projeto "Smartcity Lagoa"

Pioneira na implementação da Rede LoRa em Portugal.

"No Algarve, o Município de Lagoa usa a tecnologia para promover a coesão territorial e dar forma à Internet das Coisas tornando o município mais inteligente, sustentável, mas também mais humano."  

A Câmara Municipal de Lagoa irá apresentar a sua Boa Prática “Projeto Smartcity” no Seminário Inovação & Desenvolvimento Local do Observatório Autárquico CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa para os Territórios Sustentáveis, a realizar-se no próximo dia 28 de outubro, pelas 15 horas, em formato digital. 

Com a participação especial do Especialista na área da Internet das Coisas, de tecnologias LPWAN e Indústria 4.0, Rogério Campos Rebelo, o projeto “Smartcity Lagoa” será apresentado por Rui Mesquita, Coordenador do Projeto, Especialista em Gestão de Rede e Smartcities, e Vereador Mário Guerreiro que irá articular o interesse público da iniciativa decorrente do Plano Estratégico do Município. 

 O primeiro Centro de Controlo Smart City da região algarvia foi inaugurado em 2018 e tornou-se pioneiro na implementação da rede LoRa em Portugal. Em finais de 2020, ficou concluída a implementação da rede sem fios com cobertura de todo o concelho.

Situado no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, o Centro de Controlo Smartcity Lagoa, com funcionamento em permanência e acompanhamento de técnicos especializados, recolhe dados de sensorização e situações reportadas pelos cidadãos. Toda a informação gerada e recolhida em tempo real pela rede de sensores distribuídos pelo concelho é canalizada de forma segura, normalizada e correlacionada, através da rede LoRa, até à Sala de Operações da Smartcity Lagoa, onde técnicos qualificados, através de diferentes aplicações, gerem os diferentes sistemas do concelho. 

As soluções IoT (Internet das Coisas) para as cidades são uma base tecnológica fundamental no contexto da transformação digital das cidades e da evolução das smart cities. À semelhança de outros municípios europeus com redes LoRa instaladas, Lagoa consegue ligar diferentes equipamentos e sensores, fomentando a automação ou a partilha de dados estatísticos que ajudam à gestão do espaço urbano e possibilita uma gestão de recursos mais participativa e eficiente, possibilitando aos decisores uma resposta mais rápida e melhor informada, concluindo-se numa melhoria na qualidade dos serviços prestados aos munícipes. 

Uma cidade inteligente deseja-se vocacionada para a racionalização e monitorização da gestão de todo o sector energético, turismo, sistema de abastecimento de água, de resíduos ou de modernização administrativa. Por via da inovação tecnológica, o projeto “Smartcity Lagoa” estabelece uma nova era na interação e proximidade entre munícipes e autarquia, fomenta a partilha de informação e conhecimento, promove a mobilidade urbana, segurança, acessibilidade e eficiência energética em nome de uma maior sustentabilidade e melhor qualidade de vida para os seus munícipes.  

 
O Seminário Inovação e Desenvolvimento Local será transmitido em direto através do canal YouTube da Católica-CESOP.  

Qualquer questão adicional poderá ser dirigida para cesop@ucp.pt

 

Inovação e Desenvolvimento Local com a Câmara Municipal de Lagoa sobre o Projeto Smart City Lagoa