Back to top

Prémio de Ação Transformativa

Candidaturas abertas até dia 31 de julho de 2020

O Prémio de Ação Transformativa reconhece, todos os anos, desde 2017, ações realizadas por cidades, regiões ou organizações da sociedade civil que contribuem, na União Europeia, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e do Acordo de Paris, contra as alterações climáticas, distinguindo ainda iniciativas que promovem a transformação das sociedades a nível sociocultural, socioeconómico e tecnológico.

Este prémio europeu, através da Plataforma Cidades Sustentáveis, é coorganizado pela rede internacional de Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), pelo País Basco e pela cidade de Aalborg (Dinamarca) e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento.

Para além da distinção, o vencedor irá receber 10 000 euros para iniciar uma Ação Transformativa na sua cidade, região ou município, integrar a Plataforma Cidades Sustentáveis, ver a sua ação promovida nos canais de divulgação sobre desenvolvimento sustentável do ICLEI assim como o direito ao acesso à 9ª Conferência Europeia de Cidades e Municípios Sustentáveis ​​que irá decorrer em Mannheim (Alemanha) de 30 de setembro a 2 de outubro onde será realizada a cerimónia de entrega do prémio. 

A crise pandémica tem vindo a confrontar-nos com situações extremamente desafiadoras que seja na Europa ou além fronteiras. O potencial dos governos locais e das organizações da sociedade civil em garantir uma boa qualidade de vida para seus residentes nunca foi tão claro ao assumirem o forte papel na salvaguarda da saúde e bem-estar dos seus cidadãos.

Junte-se aos líderes reconhecidos de transformação urbana sustentável na Europa e submeta aqui  a sua candidatura até dia 31 de julho de 2020.

Foram distinguidos entre 2017 e 2019, Nilüfer (Turquia), Ghent (Bélgica) e Lousada (Portugal). 

Para mais informações, visite a Plataforma Cidades Sustentáveis.