Back to top
UN SDG Action Awards

SDG Action Awards

Candidaturas abertas até dia 25 de maio

   O SDG Action Awards, organizado pela Campaign SDG Action da Organização das Nações Unidas, é uma iniciativa Inter-Agências sob a tutela do Secretário-Geral da ONU, encarregue de ampliar e sustentar o movimento de ação global para o desenvolvimento sustentável através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa pretende premiar e identificar os maiores inovadores, mobilizadores e mediadores de todo o mundo, nas suas ações criativas, escaláveis e transformadoras.

 
Hoje, mais do que nunca, a atual crise sanitária vem reavivar a necessidade de respostas coordenadas afim de não deixar ninguém para trás tal como defendido na Agenda 2030. Urge tomar medidas adequadas para garantir os direitos de acesso aos cuidados de saúde e alimentos de qualidade, proteger os mais vulneráveis, garantir que todas as crianças tenham acesso à educação e prevenir ou minimizar o impacte ambiental, para garantir o nosso progresso global. Precisamos de esperança, de solidariedade e de ações concretas em prol dos ODS.


Pessoas singulares, governos locais, start-ups sociais, sector privado e organizações de todos os lugares são convidados a enviar o seu modelo de Ação e tornar-se um dos vencedores do Prémio UN SDG Action Awards
Os vencedores serão homenageados em setembro, na cerimónia de entrega dos prémios que, este ano, terá lugar na Sede da Nações Unidas, em Nova Iorque, durante a semana dos encontros anuais de Alto Nível da Assembleia Geral e ainda, ao longo do ano, na qualidade de parceiros oficiais e de líderes. Os vencedores irão ver as suas ações amplamente divulgadas como modelos a seguir pelo crescente movimento internacional para o desenvolvimento sustentável.


A edição 2020 conta com três categorias são elas, Mobilizar, Inspirar, Conectar e pela primeira vez este ano, com uma categoria de menção honrosa. O Solidarity Awards visará honrar as ações solidárias de heróis locais que comprovadamente, melhoraram a vida da comunidade, inspiraram as capacidades de resiliência e esperança durante a actual crise sanitária mundial. A nomeação para esta categoria encontra-se igualmente aberta ao público em geral.

Categorias 

Mobilize - Ações coletivas impactantes que mobilizem comunidades ou organizações para alcance proactivo dos objetivos em larga escala enquanto mediadores societais.

Inspire -  Ações que inspirem a sociedade a mudar de comportamento e as suas políticas para a consecução dos objetivos; que impulsionem a mudança junto dos decisores políticos ou público em geral, através de campanhas, histórias ou ideias promovendo simultaneamente os valores da esperança e da solidariedade.
 

Conecte - Ações que promovam parcerias entre as partes interessadas para acentuar o progresso dos objetivos e torná-los reais; que fortaleçam  o diálogo e a confiança entre os cidadãos e instituições a todos os níveis.

Elegibilidade 

Todos são encorajados a participar nas três categorias e na menção honrosa. No entanto, as iniciativas lideradas por entidades da ONU e governos nacionais serão apenas elegíveis para a menção honrosa. Iniciativas desenvolvidas no âmbito da UN Action Campaign como parte de um acordo de parceria assinado, não são elegíveis. Em caso de dúvida, entre em contacto pelo support@sdgactioncampaign.org ou por telefone para +49 (0) 228 815 2688


Submeta aqui a sua candidatura até dia 25 de maio.

A candidatura poderá ser escrita em português no entanto serão avaliadas em inglês. Sujeito às habilidades linguísticas dos revisores e à utilização de um software de tradução. São aceites todas as ferramentas de demonstração (vídeos, imagens, referências etc..) 

Todas as submissões serão analisadas pelo comité de revisão técnica e pelos juízes da UN Campaign Action antes de serem submetidas ao painel de especialistas para pontuação e revisão final. O painel de jurados será composto por especialistas de reconhecido mérito na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os vencedores serão notificados em data a anunciar.

A SDG Action Awards já atraiu mais de 2750 inscrições provindas de 142 países e já galardoou  64 iniciativas desde a sua primeira edição em 2018.

Para mais informações, visite a página oficial