Back to top
This content is not available in your language.

Projeto ESG-SIGMA

Sustainable and Innovative Governance Model for Authorities

Projeto SIGMA

O Projeto ESG-SIGMA tem como objetivo desenvolver um modelo padrão dos critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança) direcionado aos municípios, visando criar um conjunto de métricas adaptadas à realidade das autarquias e às características específicas do serviço público.

As métricas serão definidas para assegurar coerência e relevância dentro do contexto do setor público, ao mesmo tempo em que mantêm um alinhamento claro e direto com os critérios ESG estabelecidos, bem como indicadores baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, considerando ainda a conformidade com as estratégias nacionais e europeias.

Este trabalho é promovido pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, como um local de conhecimento e investigação aplicada, com o apoio do Grupo Focal composto por autarquias-piloto.

O processo pretende ser transparente e participativo.

Qualquer pessoa interessada no tema poderá consultar todos os documentos desenvolvidos ou em desenvolvimento e/ou inscrever-se no Grupo Alargado para discutir os desenvolvimentos em curso durante as sessões de trabalho abertas do SIGMA.