Monitorização dos ODS na Região Centro, Portugal
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 foram aprovados por unanimidade pelas Nações Unidas em setembro de 2015. Embora concebidos principalmente para os países, a realização bem-sucedida destes ODS, de modo a não deixar ninguém nem nenhum lugar para trás, exige a sua adoção e implementação a todos os níveis de governação. Reconhecendo a natureza heterogénea dos países, com características e desafios regionais e locais distintos, é imperativo identificar e abordar com precisão estas especificidades para garantir a implementação efetiva da Agenda 2030.
Assim o Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia lançou o projeto-piloto REGIONS2030 com o objetivo desenvolver um quadro comum de monitorização para as regiões NUTSII da União Europeia. Um quadro que se aplicável com êxito a nível regional, possibilitará uma melhor compreender das disparidades e dos obstáculos regionais. Um conhecimento que pretende facilitar o desenvolvimento de estratégias adaptadas e específicas, promovendo uma cooperação relevante dentro e entre países e regiões e contribuindo para um desenvolvimento harmonioso e sustentável em toda a União Europeia.
A Região Centro de Portugal foi uma das 10 Regiões-Piloto escolhidas pelo Joint Research Centre para participar no projeto-piloto “REGIONS2030: Monitoring the SDGs in the EU Regions – Filling the data gaps”, financiado pelo Parlamento Europeu e desenvolvido em colaboração com a DG REGIO e ESTAT e assim, contribuir para definir o método e identificar os indicadores relevantes ao nível NUTS II.
Foi a Candidata Especialista eleita para desenvolver o instrumento com a CCDR Centro, a Investigadora Joana Abreu, Coordenadora do Projeto CESOP-Local para os Territórios Sustentáveis da Universidade Católica Portuguesa.
Os resultados são apresentados no Relatório Regional ‘Monitorização dos ODS na Região Centro’ e no Relatório Final ‘Monitorização dos ODS a nível regional na EU’, agora disponibilizados na língua portuguesa.
O Relatório Regional apresenta uma análise exaustiva do conjunto preliminar de indicadores regionais adaptáveis às realidades e prioridades da Região Centro de Portugal e uma descrição dos desafios encontrados. São ainda apresentadas recomendações para a definição de um quadro de monitorização regional à escala europeia e para melhorar a monitorização dos ODS nas regiões. Espera-se que este quadro seja utilizado, sustentado e melhorado no futuro para aumentar a consciencialização e promover a implementação bem-sucedida da Agenda 2030 na Região Centro.
Saiba mais no Urban Data Platform Plus aqui
O Relatório ‘Monitorização dos ODS na Região Centro’ deve ser citado como: European Commission, Joint Research Centre, Abreu, J., Stamos, I., Monitorização dos ODS na região Centro, Portugal – Relatório externo, Stamos, I.(editor), Publications Office of the European Union, 2024, https://data.europa.eu/doi/10.2760/165289
ISBN 978-92-68-17653-5 (print)(POR) 978-92-68-17637-5 (online)(POR)
O Relatório ‘Monitorização dos ODS a nível regional na EU’ deve ser citado como: Lella, L. and Osés-Eraso, N., Monitoring the SDGs at regional level in EU. REGIONS2030 pilot project Final Report, Stamos, I. and Manfredi, R. editor(s), Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2023, doi:10.2760/567651, JRC135594.
Items published in the JRC Publications Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. Additional information