Back to top
This content is not available in your language.

FIIM

Ferramenta de Integração de Informação para Monitorização

 

FIIM 2030 CEESOP-Local UCP

O FIIM - Ferramenta de Integração de Informação para Monitorização - é um Projeto Piloto que resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional de Assistência Técnica 2020 (POAT), tem como objeto de estudo os vários sistemas de recolha e organização de informação presentes no seio de um município, tendo como objetivo criar uma ferramenta de monitorização e avaliação de projetos ou intervenções políticas, em contexto municipal, a partir da integração de dados identificados e assim, sustentar uma bateria de indicadores, desenhados para o efeito, a aplicar num município.

O Projeto Piloto visa aprofundar a capacidade de aferir e medir sistematicamente as políticas que são mais próximas dos cidadãos através de um estudo piloto no município de Vila Nova de Famalicão, procurando responder à urgência dos fundos de coesão em servirem, sobretudo, objetivos que possam ser quantificados. Há claramente uma necessidade enorme de termos políticas de coesão que sejam essencialmente performance based, uma vez que o estado atual da arte tem passado mais por uma política policy driven. A articulação das duas filosofias (policy driven e performance based) é crítica, mas só pode existir se houver indicadores de qualidade do lado dos beneficiários dos fundos, que ajudem a calibrar e orientar os fundos visados no sentido da maior eficiência.

Medindo bem, comunica-se melhor e envolve-se os cidadãos na causa pública, protegendo-os assim de discursos mais fáceis.