Back to top

Índice de Sustentabilidade Municipal

Localizar, Medir, Concretizar

Logo ISM

O Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) procura refletir o nível de sustentabilidade de cada Município do país ao fazer o diagnóstico do Desenvolvimento Sustentável no território municipal. Trata-se de um instrumento de apoio à definição de estratégias autárquicas que valoriza o papel das comunidades locais como agentes de desenvolvimento.

Considera os indicadores globais com aplicabilidade à realidade local  que melhor traduzam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 169 metas e 244 indicadores constantes da Agenda 2030, procurando manter a coerência e o alinhamento entre os vários níveis de análise (global, nacional, local). A perceção dos cidadãos (avaliação subjetiva), medida através de inquéritos locais, poderá agregar-se aos indicadores globais na sua maioria, disponibilizados pela OCDE, INE, pelos Municípios, e outras entidades oficiais.

O índice permite a comparação entre territórios administrativos:

  1. No seu valor global
  2. Nos níveis intermédios, nas principais dimensões da Sustentabilidade: Governança, Económica, Social e Ambiental, e nos 5P's da Agenda 2030 (Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias)
  3. Em cada indicador

A metodologia utilizada no ISM  (Sustainable Development Index at the Municipal Level) está partilhada internacionalmente através da plataforma Local 2030 - Localizing the SDGs e posiciona-se como pioneiro no movimento internacional de monitorização dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável ao nível Local.

Anualmente, cada um dos Municípios integrantes da Rede CESOP-Local recebe o Relatório ISM correspondente ao seu território.

O Índice de Sustentabilidade Municipal vai na sua quinta Edição (ISM 2022) e reúne um total de 133 indicadores (dos quais 117 sem duplicação) relativos a 66 metas.