Pedro Mateus das Neves

Investigador

Pedro Mateus das Neves é doutorado em Estudos de Desenvolvimento pela Universidade de Lisboa onde respondeu à pergunta de investigação: “ODS Porquê? e para quem? Como Implementar Parcerias para Alcançar os ODS?”. As suas áreas de investigação são: Políticas de Desenvolvimento, Economia Política e Inovação Institucional, com particular enfoque no Desenvolvimento Sustentável, Implementação de ODS, Investimento de Impacto, Finanças Inovadoras, Parcerias e Projetos Transformacionais aplicados ao Desenvolvimento Urbano e Regional, nomeadamente Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Possui trabalhos publicados em inglês, português, francês, russo, mandarim e japonês.

Começou a lecionar Estratégia e Estruturação de Negócios em 2003 na ESAI, onde é Professor Coordenador. Em 2010 criou o MBA de Requalificação Urbana e o Curso de Cidades do Futuro, e em 2021 tornou-se Membro do Conselho Científico.

É professor convidado e investigador na Tokyo University, Tóquio, Japão; Universidade Tsinghua em Pequim e Shenzhen, China; Universidade de Genebra, Suíça; ParisTech, École des Ponts et Chaussés em Paris; IESE Business Scholl em Barcelona; Católica Lisbon School of Business and Economics; Universidade de Lisboa; e, Escola Nacional de Administração e Europa, coautor do conceito People-First PPPs, que integra os ODS em Parcerias Público-Privadas.

Fundou e é CEO da Global Solutions 4U para o Desenvolvimento Sustentável em 2010, empresa de consultoria especializada em questões de ODS; Investimento de impacto, inovação financeira e parcerias para o desenvolvimento de cidades e regiões. Sua experiência profissional inclui planeamento, desenho e implementação de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, tendo originado e gerido mais de € 10 bilhões em projetos de investimento por meio de parcerias em mais de 250 cidades e 80 países na Europa, África, Ásia e Américas.