ODS 2030
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
"A nossa luta pela sustentabilidade global será ganha ou perdida nas cidades"- António Guterres, Secretário-Geral da ONU.
A nossa também convicção.
O ano de 2015 ficará na História como o ano da definição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fixados e aprovados por unanimidade por 193 Estados-Membros das Nações Unidas, na cimeira que decorreu na Sede em Nova Iorque (EUA), de 25 a 27 de setembro, que reuniu os líderes mundiais para adotar uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030, conhecida como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2016.
"Uma lista de coisas a fazer em nome dos povos e do planeta e um plano para o sucesso" - Ban Ki-moon, Ex-Secretário-Geral da ONU, em 2012.
Clique em cada um dos ícones para ficar a saber mais sobre os 17 ODS da Agenda 2030, uma Agenda global para transformar o mundo e não deixar ninguém, nem nenhum lugar para trás.
Portugal teve uma participação importante no processo de definição da Agenda 2030, com destaque para a defesa mais vincada dos objetivos de promover sociedades pacíficas e inclusivas, de erradicar todas as formas de discriminação e de violência com base no género e de conservar os mares e oceanos, gerindo os seus recursos de forma sustentável.
O primeiro Relatório Voluntário Nacional (RVN 2017) foi publicado em 2017, conforme a carta da Missão Permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas.
Em maio de 2023, Portugal lança o segundo Relatório Voluntário Nacional (RVN 2023) e reitera o seu compromisso com a implementação da Agenda 2030 e a concretização dos ODS, com base no respeito pela dignidade humana e nos princípios “reconstruir melhor” e “não deixar ninguém para trás” (NDNT). Destaca a Erradicação da pobreza; a Luta contra as desigualdades e a Promoção de um desenvolvimento sustentável global, justo, equitativo e inclusivo.
Consulte o Relatório Voluntário Nacional 2023
O RVN 2023 que esteve em consulta pública e foi coordenado pelo PlanAPP, é o resultado de um exercício reflexivo, assente num diagnóstico crítico dos desafios e progressos registados entre 2017 e 2022. Foi apresentado em julho de 2023 no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.